sexta-feira, 29 de maio de 2009

Galp aumenta a gasolina pela 6ª vez em no Mês de Maio!

Á meia-noite de dia 27 de Maio, e apenas dois dias do último aumento, a Galp aumentou a gasolina pela 6ª vez em no Mês de Maio! Desta vez o aumento foi de meio cêntimo para 1,298€.
O Gasóleo mantém-se inalterado.

Muito rapidamente estamos a caminhar para os preços de Junho do ano passado, estando o preço do petróleo a menos de METADE do preço que se registou nessa altura! (Máximo Histórico de 147 Dólares)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Combustíveis: Esperada nova crise petrolífera



Do Site TVNet, por Sandrina Rodrigues
(obrigado ao Jorge Bastos pelo aviso)

"Portugal vai ter fortes aumentos de preços dos combustíveis a curto prazo. A opinião é do Presidente da ANTRAM que não tem dúvidas quanto a uma nova crise petrolífera assim que se verificar a retoma da economia global.

Desde o ano passado que o mundo atravessa uma das piores crises económicas. A boa notícia é que a curto prazo vamos assistir a um alívio na economia mundial, dizem os analistas que em 2010, haverá lugar no mundo para a retoma da economia, o que poucos dizem ou não querem accionar para já o alarme é que a comunidade internacional vai viver uma nova crise petrolífera, como revela o Presidente da ANTRAM, António Mousinho.

Os preços do petróleo vão voltar a atingir os picos e quem sai prejudicado são os consumidores. A solução para a ANTRAM é a regularização do mercado.

Em Agosto de 2005 o Governo aprovou em conselho de Ministros uma medida para proteger os consumidores com a implementação de painés nas auto-estradas indicando os preços dos combuistíveis, no entanto, a variação por petrolífera é similar.

Experiências diferentes de mercado, mas que levam os consumidores a interrogarem-se quanto à concertação de preços. "

Ouçam bem o que este senhor diz: "A ANTRAM o que entende que o preço de venda ao publico dos combustíveis é demasiado caro para o custo do barril de BRENT que existe actualmente, ou seja nós temos o barril entre os 40 e os 50 dólares e se formos ver à três anos atrás quando o barril estava exactamente a este preço, o gasóleo estaria a 70 cêntimos e não a um euro está neste momento."

Subscrevo por inteiro. Precisamos de MAIS REGULAÇÃO, não só ao nível nacional, mas também.

Consumo de gasóleo cai pelo quinto mês consecutivo em Fevereiro

O consumo dos combustíveis continua em queda, mesmo depois dos preços terem diminuído. Fevereiro marca o quinto mês consecutivo de redução na compra de gasóleo.
Do site do Jornal de Negócios, por Sara Antunes.

"O consumo dos combustíveis continua em queda, mesmo depois dos preços terem diminuído. Fevereiro marca o quinto mês consecutivo de redução na compra de gasóleo.

Os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que em Fevereiro voltou a registar-se uma quebra no consumo de combustíveis. No global, vendeu-se menos 3,7% de combustíveis rodoviários face a igual período do ano passado.

A queda mais acentuada foi verificada nas gasolinas (-6,4%), com a gasolina sem chumbo 98 octanas a registar uma quebra de 25% quando comparado com igual período do ano passado.
A gasolina aditivada já quase não se consome em Portugal, e a gasolina sem chumbo 95 octanas, a mais consumida, observou uma redução de 3,4%.

Em relação ao mês de Janeiro, também se verificaram quebras no consumo.No que respeita ao gasóleo rodoviário, a quebra do consumo foi de 2,9% face a Fevereiro de 2008, o que corresponde ao quinto mês consecutivo de redução do consumo deste combustível.

Estas quedas surgem numa altura em que, face a igual período do ano passado, os preços dos combustíveis diminuíram. Mas com a crise económica, muitas famílias cortaram custos, umas por necessidade outras por precaução."

Petrolíferas não querem falar de preços

Relatório da Concorrência aconselha empresas a não comunicarem intenções de alterar preços
do site IOL Diário

"As petrolíferas querem deixar de revelar as alterações de preços dos combustíveis nos meios de comunicação social.
Fonte da Repsol disse à Agência Financeira que a empresa vai «deixar de comentar os preços», acrescentando que essa é «uma política da empresa».
E a espanhola não é caso único. Fonte da BP garantiu também à Agência Financeira que também não vai «antecipar os seus movimentos» relativamente aos preços dos combustíveis.
Contactada pela AF fonte oficial da Galp não quis prestar quaisquer esclarecimentos sobre esta matéria.
Esta é a reacção das empresas de combustíveis à recomendação da Autoridade da Concorrência (AdC) no seu último relatório após o estudo ao mercado, que data do mês passado. Nesse relatório, recorde-se, a entidade liderada por Manuel Sebastião recomenda que as petrolíferas deixem de antecipar as alterações de preços.
Uma recomendação que a Repsol diz estranhar. «Não se percebe o porquê disto, uma vez que os preços são fixados nos postos e estão divulgados na Internet», referiu a fonte.
Recorde-se que os preços dos combustíveis são obrigatoriamente publicados no site da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG)."

Não é pelo simples facto de se deixar de se falar duma coisa que ela deixa de acontecer. E se em vez de deixarem de falar nos aumentos dos preços dos combustíveis, deixassem de os aumentar?!
É só uma ideia parva que eu deixo aqui, não levem nada disto a sério sffv...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Galp aumenta a gasolina pela 5ª vez em no Mês de Maio!

A Galp aumentou hoje à meia noite a gasolina pela 5ª vez em no Mês de Maio!
O preço da gasolina está agora fixado em 1,293€, enquanto o preço do gasóleo se mantém (já há meses) inalterado.

Assim a Galp vai conseguindo calar o protesto das transportadoras, que como já vimos em Junho de 2008, poderia voltar a bloquear o país de norte a sul.

Quem tem de pagar as custas do aumento do preço do petróleo, da manutenção dum preço baixo do gasóleo e a manutenção dos altíssimos e imorais lucros da Galp, são na grande generalidade as famílias portuguesas, que não tendo carros a gasóleo, vêm o preço da gasolina aumentar sempre, muito mais do que aquilo que seria justo e natural!

O Escândalo Continua.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Gasolina vai ficar mais cara nos próximos meses

É a capa do Diário Económico de hoje.
Este tipo de previsões futuristicas em modo Maia só servem para gerar alarmismos, que servem para justificar o aumento Gamanço sem justificação...
Estes jornalistas deviam era ter juizinho e fazer jornalismo de investigação como deve ser!


"A tendência será para um aumento gradual dos preços da gasolina, que começaram a subir ontem. Já no gasóleo, apesar da volatilidade das cotações, o preço vai manter-se mais estável.

O preço da gasolina e do gasóleo deverá subir nos próximos meses, acompanhando a tendência da cotação nos mercados internacionais e ainda alguns sinais de retoma económica. Embora a volatilidade continue a marcar o valor da cotação dos combustíveis - com os preços a subir numa semana e a descer na seguinte - a tendência será de aumento gradual nos preços.

As petrolíferas contactadas pelo Diário Económico não querem avançar se vão continuar a subir os preços nas próximas semanas. Galp, Repsol, Cepsa e BP defendem que a fixação do valor depende da subida e descida da cotação internacional dos refinados. Fonte oficial da Galp garante que "o preço do gasóleo e da gasolina vão, como sempre, reflectir rigorosamente a evolução no gasóleo e gasolina refinados no mercado europeu". Também fonte oficial da Repsol explica que "esta subida do preço acompanha a cotação da semana anterior". Nas cinco sessões da última semana o preço da tonelada subiu 4,4%, o que justifica o ajustamento do preço. A Cepsa Portuguesa aponta "a subida das cotações Platt's, das cotações dos produtos refinados, verificadas nas últimas semanas" como causa do aumento.

As três petrolíferas aumentaram ontem o preço da gasolina em cerca de um cêntimo, mantendo o preço do gasóleo. A BP era, até à hora de fecho de edição, a única que não tinha mexido no preço da gasolina mas fonte oficial não garante que o custo do combustível se mantenha inalterado."

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Galp é a empresa portuguesa menos transparente!

Do site IOL Diário

"A Galp está nos últimos lugares em matéria de transparência. A análise às empresas pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) refere que a má nota é geral, mas a petrolífera aparece no 358.º lugar, o pior entre as empresas portuguesas, num total de 363 analisadas.

Numa escala de 0 a 10, a empresa de Ferreira de Oliveira apresenta um saldo final de 2,5, com o tópico da transparência a fixar-se nos 2,2, o do conselho de administração nos 5 e o dos direitos dos accionistas nos 0,7 pontos.

Segundo o boletim «Proteste Poupança», na lista das piores empresas em matéria de transparência estão também a REN, com uma pontuação final de 3,1, a Sumol+Compal (3,2), a Estoril Sol (3,5) e a Portugal Telecom (3,7).
Mas o saldo sofrível é geral, apesar dos resultados serem melhores do que no ano passado (acima em 0,4 pontos).

Na média de todas as entidades analisadas pela Deco, a classificação foi de 4,9 pontos em 10 e falham sobretudo, no entender da associação, no funcionamento do Conselho de Administração.
«A Galp, REN, EDP e Portugal Telecom, quatro pesos pesados, são penalizadas pela influência do Estado na sua estrutura», justifica a Deco."

Pelo 2º dia Consecutivo, a Galp volta a aumentar o preço dos combustíveis!!

Pelo 2º dia Consecutivo, a Galp volta a aumentar o preço dos combustíveis!

Depois de ontem a Galp ter aumentado a gasolina em um cêntimo, hoje à meia-noite voltou a fazer o mesmo! 2 Cêntimos em 2 dias consecutivos! É a 4ª vez que o preço sobe em Maio! O preço está agora em 1,283 Euros!

O Gamanço evolui em catadupa! Ninguém o pára!

Ministério da Economia garante qualidade dos combustíveis

Do Site da TSF.


"O ministério da Economia assegura à TSF que a qualidade mínima dos combustíveis prevista na lei está garantida, numa resposta à polémica dos últimos dias sobre os chamados combustíveis de marca branca, que estão a ser vendidos, em alguns hipermercados.

A Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) afirma não ter conhecimento de qualquer análise, mas o ministério adianta que os testes são feitos quatro vezes por ano.

Fonte oficial do Ministério da Economia explica que a qualidade dos combustíveis é analisada segundo critérios ambientais e químicos previstos na lei.
A fiscalização é feita pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que receberá de três em três meses informações sobre os controlos encomendados a laboratórios.

Depois de acusar as gasolinas dos supermercados de falta de qualidade, a ANAREC pede agora estudos para esclarecer todas as dúvidas.
O presidente, Virgílio Constantino, diz que desconhece qualquer análise da Direcção-Geral de Energia e Geologia, considerando que o gasóleo e gasolina dos supermercados tem pior qualidade e pode afectar os motores dos automóveis.
Segundo a ANAREC a falta de qualidade das marcas brancas estará visível também nas opiniões de alguns condutores e mecânicos.

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Reparação Automóvel (ANECRA), António Ferreira Nunes, desconhece queixas pela alegada falta de qualidade dos combustíveis de marca branca e afirma que, com rigor científico, não há quem possa pôr em causa a gasolina e gasóleo à venda nos hipermercados.

Uma ideia que é também sublinhada pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição que agrupa as grandes cadeias de hipermercados.

A DECO defendia na terça-feira que a Direcção-geral de Energia tem a obrigação de efectuar análises de modo a pôr fim a esta polémica.

Para ouvir as declarações do ministério e de outras entidades click aqui.

Ficou claramente provado pelas entidades responsáveis que os combustíveis SÃO TODOS IGUAIS. A Galp MENTE! Mais uma vez tenta enganar através da sua campanha mentirosa os consumidores para melhor os conseguir roubar! A única diferença entre os combustíveis da Galp e os das marcas brancas é o PREÇO! Abaixo a Galp! Todos às Marcas Brancas!

Se o estado é conivente e se recusa a regular o preço dos combustíveis tornando-os mais justos, Regulemo-lo nós! O poder está na nossas mãos!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Galp volta a aumentar o preço dos combutíveis

A Galp voltou hoje à meia noite a aumentar o preço dos combustíveis, pela 3ª vez consecutiva no presente mês de Maio.
A Gasolina sem chumbo 95, subiu um cêntimo, para o preço de 1,273 Euros por litros.

Viva o Gamanço!

Lisboetas pagam combustíveis mais caros do País

Do site do Jornal de Negócios, por Ana Luísa Marques, Paulo Moutinho, André Veríssimo.

"Abastecer o automóvel está cada vez mais caro. E se o fizer em Lisboa, ainda mais. Em média, os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento da capital estão um a dois cêntimos acima dos praticados pelas gasolineiras dos principais distritos. É no gasóleo que se verifica a maior discrepância, com as regiões do Norte a apresentarem os preços por litro mais baixos, tanto no "diesel" como na gasolina.

A conclusão surge da análise efectuada pelo Negócios aos preços dos combustíveis em Portugal Continental, com recurso ao "site" da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). No comparador foram recolhidos os valores por litro praticados por concelho, em cada um dos cinco distritos mais populosos - agregando cerca de dois terços da população total do País: Lisboa, Setúbal, Aveiro, Braga e Porto.

Em Lisboa, o preço médio da gasolina sem chumbo de 95 octanas ronda os 1,252 euros, por litro, o que compara com os 1,235 euros praticados em Aveiro e Braga. Uma diferença de 1,7 cêntimos. Num depósito de 60 litros, abastecer a viatura na capital fica, em média, um euro mais caro. Uma diferença reduzida que, contudo, se traduz numa despesa mais elevada ao final de um ano."

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A propósito dos 2 posts anteriores, vale a pena ver:



A propósito dos 2 posts anteriores, vale a pena ver o programa Negócios da Semana, da semana passada sobre Os Salários dos Gestores Portugueses.

Sobre o caso especifico da EDP, assunto dos 2 posts anteriores, vale a pena ouvir o que Tiago Caiado Guerreiro diz quando intervém no debate ao 23º minuto do Programa.


Electricidade 23% mais cara em Portugal face a Espanha

Do Site do Diário Económico, por Hermínia Saraiva

"A Autoridade da Concorrência (AdC) considera que os desvios sistemáticos de previsão entre a procura programada de electricidade e a procura real por parte da EDP está a lesar os consumidores, que pagam preços mais caros.
Esta conclusão consta de um relatório da AdC que pretende avaliar os primeiros seis meses de entrada em vigor do Mibel (Mercado Ibérico de Electricidade).
De acordo com este documento, o segundo semestre de 2007 ficou marcado por uma diferença de 23% entre os preços praticados em Portugal e em Espanha, resultantes em electricidade mais cara para os consumidores portugueses.
"Notam-se desvios na estimação da procura em mercado, que se acentuaram nos meses do Outono de 2007. Estes desvios de estimação não se coadunam com o que se espera de um agente eficiente", lê-se no relatório da Concorrência.
Os desvios praticados pela EDP Serviço Universal estão a lesar os consumidores que acabam por pagar tarifas mais elevadas, considera a equipa de Manuel Sebastião. Assim, e de acordo com o mecanismo de ajuste tarifário, os desvios nos custos de aquisição grossistas são passados para as tarifas de exercícios futuros.
"Caso os desvios de previsão originem preços mais altos, as tarifas dos consumidores em exercícios futuros recuperarão o sobre custo associado ao desvio de previsão", diz o regulador."


No mesmo ano de 2007, António Mexia, o Presidente da EDP (Antigo administrador da Galp) aumentou-se a si próprio e aos seus gestores 118% e aos seus trabalhadores 1,2%!!
E quem é que pagou a factura? Fomos todos nós! 23% a mais do que se paga em Espanha! Quanto a mais face ao preço real produção da energia?!

Haja vergonha! Este é daqueles que nem para limpar casas de banho serve, pois até para isso é preciso ser mais sério e honesto do que este senhor efectivamente é!

Descoberto algures na Blogosfera

"Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000,00 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia (PSD) e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das Obras Públicas e Transportes..."
Retirado
daqui.

Entretanto parece que já removeram a campanha da Galp que finalmente falava verdade, para reporem pela antiga e mentirosa...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Painéis chegam às estradas, mas com preços iguais"

Do Site do Diário Económico

"Quatro anos depois do Governo ter imposto a fixação de painéis nas auto-estradas com os preços dos combustíveis, alguns já estão a funcionar, mas com os preços iguais.

No entanto, para a AdC este facto não constitui, por si só, uma prova de concertação.
Confrontada com a existência de painéis nas auto-estradas com preços iguais para gasóleo e gasolina sem chumbo/95 em várias marcas, a Autoridade da Concorrência (AdC) remeteu a situação para as conclusões do relatório que apresentou em Abril: "um paralelismo de preços de venda ao público não constitui, por si só, uma prova de concertação ilícita entre operadores nos termos da legislação da concorrência".

Já para as gasolineiras Repsol, BP e Galp, o facto de existirem painéis nas auto-estradas exactamente com os mesmos preços é a materialização da concorrência entre marcas.
O Governo diz que está consciente dos preços semelhantes, mas considera que os painéis têm a virtude de dar mais informação ao consumidor.

"Detecta-se que existem muitas estações com preços idênticos, mas também em alguns casos - designadamente na gasolina - preços diferenciados", declarou hoje o secretário de Estado do Consumidor à "Lusa".

"O objectivo [da medida] era ter um conhecimento dos preços. Mas [os painéis] até geram uma vantagem: ao fim de tantos anos a sabermos os preços dos combustíveis, estamos agora a detectar que muitos são iguais. A vantagem foi alertar os consumidores para isto", acrescentou Fernando Serrasqueiro.

No entanto, quando o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei sobre esta medida, em Agosto de 2005, Fernando Serrasqueiro explicou o seu alcance: proteger os consumidores, que assim poderiam "escolher o preço mais barato".

Não tendo tempo agora para comentar a notícia, reitero tudo o que foi dito neste blog sobre a concertação de preços, a cartelização e a incompetência total e completa da Autoridade da concorrência: Aqui, aqui e aqui.


Protesto sai à Rua #2

Em primeira mão aqui fica, a nova campanha da Galp, bem mais verdadeira que a anterior!






O teste limpinho em photoshop:



E a campanha original, bem menos verdadeira:

quinta-feira, 14 de maio de 2009

3 dias depois... A Galp volta a aumentar o preço dos Combustíveis!

A Galp voltou a aumentar hoje, pela segunda vez esta semana, o preço da gasolina que se fixa agora em 1,263€ por litro! Esta semana o preço já subiu 2,4 Cêntimos por litro. Se eu abastecesse lá, só com este aumento, já tinha de pagar mais 1€ e 44 cêntimos por cada de depósito atestado em relação ao preço da semana passada. Curiosamente o petróleo hoje até está em queda, e ainda não fechou nunca na casa dos 60$.

Se olharmos à diferença entre o preço da Galp e o preço do Jumbo a diferença são agora 11,7 Cêntimos. Por depósito (60 Litros) pago mais 7,02€ na Galp. Se atestar o depósito numa média de duas vezes por mês durante um ano, ao fim desse ano gastei mais 170€ na Galp do que se tivesse abastecido nos postos do Jumbo. Ou seja, são 34 Contos na moeda antiga que me foram ROUBADOS sem nenhuma razão aparente. Apenas em nome do lucro fácil, da manutenção dum monopólio ilegal e "da opção que queria mais valor para os accionistas" como diz Ferreira de Oliveira, actual Presidente Executivo da Galp Energia.

Como diz o Chato... "Vai mazé trabalhar OH! Vai mazé fazer qualquer coisa de útil prá sociedade!" Em vez de andares aí a enganar e roubar as pessoas!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fernando Gomes vende 2 mil acções da empresa

Do site do Diário Económico, Por Eudora Ribeiro.

"O antigo ministro da Administração Interna e actual administrador da Galp vendeu em bolsa dois mil títulos da petrolífera nacional no dia 5 de Maio, ao preço unitário de 10,95 euros.

Neste dia, as acções da petrolífera atingiram os 11,385 euros, o valor mais elevado desde Outubro de 2008.

Em comunicado, a Galp informa que depois destas transacções, Fernando Gomes passou a deter 1.900 títulos da empresa.

As acções da Galp avançavam 1,27% para 10,74 euros.

A petrolífera apresenta hoje as suas contas trimestrais, com os analistas a anteverem uma quebra de 62% dos lucros devido à paragem da refinaria de Sines."


E assim, de um momento para o outro, sem nada fazer para o merecer, este senhor fez 21.900 Euros. E Porquê?

Porque Fernando Gomes sabia que o preço das acções da Galp iria imediatamente subir a galp depois do inicio da exploração do campo brasileiro de Tupi. Além disso sabia também que a Galp iria anunciar resultados trimestrais a cima de todas as previsões anunciadas. Assim sendo este foi o dia em que as acções estiveram ao preço mais alto dos últimos 8 meses, e não vá o preço voltar a cair aos trambolhões quando vierem as eleições e antes que acabe o tacho, é melhor mesmo vender que assim é dinheiro certo... Haja Gatunos!


P.s.- Pelo sim pelo não, já reportei as minhas suspeitas sobre esta operação no site da CMVM.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cartelização? Qual Cartelização?

Afinal, segundo o diário económico, não foi apenas a Galp que subiu os combustíveis ontem. Também a BP e a Repsol subiram os seus preços. Todas ao mesmo tempo e para o mesmo valor. Cartelização? Oligopólio? Qual quê!


De facto, nem relatórios de 500 paginas da Autoridade da Concorrência conseguem provar o contrário daquilo que é óbvio e está a vista de todos!

Em Portugal estas autoridades da treta, são pagas por todos nós, mas só servem para legitimar mais ainda os ataques que nos são feitos, e para proteger e expandir os feudos de privilegiados que o são sem qualquer tipo de mérito para tal!

PRENDAM ESTES GATUNOS!

A Galp aumenta a Gasolina em 2 Centimos!

A Galp voltou ontem, dia 11 de Maio, a aumentar a gasolina em 2 cêntimos o litro, estando o preço agora fixo em 1,259€ por litro.

Depois de em Abril, altura em que os preços do petróleo caíram sem nunca ultrapassar os 50$ por barril, a galp ter aumentado injustificadamente o preço 5 vezes(!!), agora, assim que o preço do barril disparou mais de 10$ quase a chegar aos 60$, o preço dos combustíveis da Galp volta imediatamente a aumentar.

Como sempre as descidas do preço nos mercados internacionais nunca são reflectidas no preço dos combustíveis que se vendem em Portugal. Já as subidas, quando o preço efectivamente sobe lá fora, em Portugal sobe em paralelo, quando os preços estabilizam ou descem lá fora, os preços por cá continuam a subir. ISTO É UM ROUBO!

Entretanto a Galp lançou uma campanha a dizer que “Há diferenças” Nos combustíveis da Galp.
O Jumbo já respondeu, e bem, lançando uma campanha afirmando que há de facto diferença, e essa está única e exclusivamente NO PREÇO!

Sejamos consumidores mais atentos! Se a Galp, líder no mercado em Portugal, nos ROUBA e pratica preços muito acima daquilo que é legitimo praticar, deixemos pura e simplesmente de entrar sequer nos seus postos de abastecimento!
Todos temos a liberdade de fazer a escolha acertada! Façamo-la todos! Contra a Galp! Por um Preço Justo nos Combustíveis em Portugal!


Para verificar em que outros postos de abastecimento o preço é mais baixo podem consultar os seguintes sites:

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/
http://www.maisgasolina.com/