Como se não bastasse já o escândalo dos bonus multimilionários pagos a Penedos e Rui Pedro Soares e outros quejandos, agora isto.
"A REN – Redes Energéticas Nacionais acaba de comunicar ao mercado que foi condenada, por um tribunal arbitral, a pagar uma indemnização de 20,3 milhões de euros à Amorim Energia, na sequência do diferendo relacionado com a distribuição de dividendos da Galp.
Em relação à notificação agora recebida, a REN apenas adianta que “se encontra a analisar este acórdão arbitral e as eventuais medidas a adoptar a este respeito”.
O conflito remonta a 2006, no âmbito da compara da participação na Galp, por parte da empresa Amorim Energia, detida por Américo Amorim e pela empresária angolana Isabel dos Santos.
O diferendo assenta na distribuição de dividendos, relativos a esse ano, que foram recebidos pela REN, vendedora da participação. A Amorim Energia reclamou essa verba, no montante de 40,6 milhões de euros, recorrendo a um tribunal arbitral.
Esse tribunal decidiu a favor da REN, o que levou a Amorim Energia a encetar uma segunda arbitragem, reclamando uma indemnização no âmbito do acordo accionista celebrado em 2005 entre REN, Amorim e os italianos da ENI. É sobre o segundo tribunal arbitral que há a decisão de condenar a REN a pagar metade do valor reclamado, ou seja, metade dos dividendos recebidos."
Sem comentários:
Enviar um comentário