sábado, 12 de dezembro de 2009

Combustíveis sobem na Galp, Cepsa e Repsol

Do site do Diário Económico, por Rita Paz (10.12.2009)

"Os preços dos combustíveis ficaram hoje mais caros nos postos da Galp, Cepsa e Repsol, apurou o Económico.

A Galp aumentou esta semana o preço do litro do gasóleo em 1 cêntimo enquanto que a gasolina ficou mais cara em meio cêntimo, avançou ao Económico fonte da empresa. Nos postos da petrolífera nacional, o 'diesel' passou assim a custar 1,069 euros e a gasolina passou a valer 1,309 euros.

A Cepsa também efectuou alterações nos preços. Um litro de gasóleo custa agora 1,069 euros, mais 0,5 cêntimos que na semana passada. A gasolina, por sua vez, ficou mais cara em 0,2 cêntimos passando a valer 1,316 euros o litro.

Na Repsol, e com base nos dados do 'site' da DGGE referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, o litro de gasóleo subiu 0,5 cêntimos para 1,078 euros, enquanto a gasolina ficou inalterada nos 1,314 euros por litro.

Nos postos da BP, os combustíveis não sofreram alterações. No entanto, é na petolífera britânica que os combustíveis estão mais caros esta semana. Um litro de gasóleo continua a valer 1,079 euros. A gasolina mantém-se nos 1,319 euros.

A fixação do preço do combustível é feita com base no valor médio da gasolina e do gasóleo no mercado europeu ao longo da semana anterior. O preço fixado na rede tem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com os dados publicados no Portal Europeu de Energia, o preço médio da gasolina 95 octanas em Portugal ronda os 1,289 euros, o que faz deste combustível o quinto mais caro da União Europeia (UE). No que diz respeito ao gasóleo, o preço médio de 1,047 euros registado em Portugal é o décimo mais caro entre os 27 Estados-membros da UE."

Gostava que alguém nos informasse por que raio temos o 5º preço mais alto da gasolina 95 na união europeia e o 10 no gasóleo? O que justifica esta diferença?! Será o facto de o governo e os tachistas da Galp quererem controlar melhor as transportadoras que bloquearam o país de norte a sul em 2008, continuando a chular livremente o português anónimo que tem de abastecer o seu carro a gasolina e que não tem força para fazer ouvir a sua voz de descontentamento e de protesto?!

Fica a pergunta...

Acabem com o Gamanço!

Sem comentários:

Enviar um comentário