Do site do Diário Económico, por Rita Paz
"Os combustíveis ficaram mais caros nos postos da Galp e da BP, apurou o Económico.
A Galp aumentou esta madrugada o preço do litro do gasóleo em 0,5 cêntimos, disse ao Económico fonte da empresa. Nos postos da petrolífera nacional e segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) para a zona de Lisboa, o 'diesel' passou assim a custar 1,169 euros, enquanto que a gasolina continua a valer 1,425 euros.
Já a BP aumentou no fim-de-semana o preço do litro do gasóleo e gasolina em 0,6 cêntimos para 1,175 euros e 1,435 euros, respectivamente.
A Cepsa e a Repsol ainda não mexeram nos preços mas até ao final da semana é previsivel que o façam, dado que o comportamento dos mercados antecipa novos aumentos.
Segundo os dados da DGEG, o preço da gasolina está a subir há oito semanas consecutivas e o do gasóleo está a aumentar há sete.
No primeiro trimestre do ano, as petrolíferas mexeram nos preços dos combustíveis por várias vezes. No início do ano, um litro de gasolina custava 1,295 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,057 euros. Hoje, a gasolina custa mais 8,7 cêntimos por litro enquanto o gasóleo vale mais 7,5 cêntimos que na primeira semana de 2010.
A influenciar a subida da matéria-prima está o aumento do petróleo nos mercados internacionais, que superou já a barreira dos 80 dólares por barril, a subida dos produtos refinados e ainda a valorização do dólar face ao euro."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário