terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gasolina aumentou 20% desde o início do ano

Do Site do Jornal de Negócios, por Catarina Craveiro

"Depois de consecutivas quedas, o preço dos combustíveis voltou a subir nas últimas semanas. A gasolina está agora nos 1,293€ por litro e o gasóleo vale 1,052€. Desde o início do ano, a gasolina sofreu um aumento de 20% e o gasóleo de 10,5%.

Os combustíveis não páram de aumentar. Esta é, provavelmente, a notícia que mais desagrada aos portugueses, mas será também a mais frequente. De acordo com os valores médios semanais da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), depois de oito semanas em queda, os preços dos combustíveis voltaram a aumentar, estando o preço da gasolina a subir desde há quatro semanas consecutivas, e o do gasóleo há três. Aumentos estes que coincidem com a subida do petróleo nos mercados internacionais, que superou já a barreira dos 78 dólares por barril. Actualmente, a gasolina 95 sem chumbo está a valer 1,293 euros por litro e o gasóleo está nos 1,052 euros.

Este ano, o valor da gasolina atingiu o seu pico na segunda semana de Agosto nos 1,334 euros, e o gasóleo tocou nos 1,056 euros na quarta semana do mês. Altura em que o preço do barril de Brent disparou nos mercados internacionais acima dos 72 dólares.

Contas feitas pelo JN, desde o início do ano, a gasolina sofreu um aumento de 20% (mais 22 cêntimos por litro) e o gasóleo subiu 10,5% (mais 10 cêntimos por litro). Ainda que os combustíveis sejam empurrados pela cotação do petróleo, a subida nunca é tão grande, uma vez que o petróleo afecta apenas uma parte do preço, estando a maior fatia reservada a custos fixos, como os impostos, explicou uma fonte de uma petrolífera ao JN. Desde o início do ano, o barril de Brent encareceu 82%.

A subida da matéria-prima não se deve apenas à escalada do preço do petróleo. Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, "a evolução recente do preço médio semanal deve-se à alteração dos preços à saída das refinarias europeias, que vem reflectir-se no preço de venda ao público". Quanto às próximas semanas, António Comprido foi cauteloso: "O mercado é muito volátil, temos assistido a crescimentos contínuos, mas se o crude descer é provável que os combustíveis também desçam".

O JN tentou ainda ouvir a associação dos revendedores de combustível, mas sem sucesso.

Segundo disse à Bloomberg um consultor, os preços altos devem-se a especulação financeira: "São os especuladores que levam os preços a subir", acrescentando que "a determinado nível, o mercado implodirá porque não é sustentável". Os contratos de futuros mostram que os investidores esperam que o petróleo esteja nos 80 dólares em Março 80 e nenhum espera que o preço atinja os 100 dólares antes do fim do ano que vem"

Esperamos impacientemente esse maravilhoso dia da implosão!

Sem comentários:

Enviar um comentário