quarta-feira, 4 de novembro de 2009

TRUQUES PARA ABASTECER VEÍCULOS

Recebido na caixa de Correio
Não garantimos a total eficácia destas medidas, mas parecem partir todas de conhecimento específico e da sua aplicação bom senso. Não custa nada tentar!

"TRUQUES PARA ABASTECER VEÍCULOS

O autor é engenheiro de segurança de uma refinaria há 31 anos. Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques, que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

1 - ENCHER O TANQUE SEMPRE PELA MANHÃ, O MAIS CEDO POSSÍVEL.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado, no que diz respeito à temperatura, para que cada galão vertido no depósito (cisterna) do camião seja exacto.

2 - QUANDO FOR PESSOALMENTE ENCHER O TANQUE, NÃO APERTE A PISTOLA AO MÁXIMO (PEDIR ISSO AO FRENTISTA, NO CASO DE SER SERVIDO).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento, e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido, que entra no tanque do seu veículo, se transforma em vapor do combustível, que, já contabilizado, volta pela mangueira (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada. Menos combustível no tanque e mais dinheiro gasto.

3 - ENCHER O TANQUE, ANTES QUE CHEGUE ABAIXO DA METADE.
Quanto mais combustível você tem no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa; os grandes depósitos-cisterna das refinarias têm tectos flutuantes, no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

4 - NÃO ENCHER O TANQUE QUANDO O POSTO ESTIVER SENDO REABASTECIDO, E NEM IMEDIATAMENTE DEPOIS.
Se você chega ao posto e vê um caminhão tanque abastecendo os depósitos subterrâneos, ou se o caminhão acabou de abastecer, evite, se puder, abastecer seu veículo nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível jorrado faz com que o combustível, ainda restante nos mesmos, seja agitado. Os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

QUEM AVISA, AMIGO É!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário