segunda-feira, 20 de abril de 2009

Gás Mais Caro!




Somos o 3º País da União Europeia com o Gás MAIS CARO! 49 Cêntimos mais caro que a média europeia.

Em Portugal no mercado do Gás, tal como no mercado dos combustíveis, é a Galp quem domina o mercado. No caso do Gás tem mais de 90% da cota do mercado, é por isso obviamente quem estipula os preços que se praticam.

Entretanto o preço do gás natural já caiu mais de 50% desde Janeiro deste ano mas o preço a pagar na factura dos portugueses mantém-se inalterado.

O que diz a Autoridade da Concorrência sobre isto? Nada! Como sempre cobardemente, escusa-se a defender os consumidores, e mais grave que isso, escusa-se a fazer o seu trabalho que é, como o nome indica, REGULAR O MERCADO para que a concorrência exista efectivamente!

Como em muitas outras situações no nosso país as entidades existem mas escusam-se a fazer aquilo para o qual foram criadas!

É apenas mais um escândalo envolvendo a Galp… não é só nos combustíveis, nos lucros e nos salários dos seus administradores que o Gamanço da Galp acontece. É em todo e qualquer sector de actividade que esta empresa tenha!


Fica o Link do Estudo que deu origem à noticia, e outra notícia sobre o mercado do Gás aqui.



P.S. – O Economista Eugénio Rosa, autor do estudo e que aparece na reportagem da SIC, tem diversos estudos sobre a Galp. Aproveito esta oportunidade para deixar os Links, vale a pena ler:

Lucros da GALP sobem 159% e governo oferece à GALP 200 milhões euros de IRC, 13.09.2008



Lucros extraordinários da GALP aumentaram 228,6 % no 1º trimestre de 2008, 22.05.2008



Os lucros da GALP aumentaram 71% devido ao aumento dos preços de venda dos combustíveis, 21.09.2007




Sem comentários:

Enviar um comentário