terça-feira, 21 de abril de 2009

Gasolina desce 3 vezes menos que o Petróleo (mas a Autoridade da Concorrência não vê nada!)

Hoje no site do Diário Económico, por Ana Maria Gonçalves

"Os consumidores chegam a esperar seis semanas para ver reflectida na bomba a descida dos preços do ‘brent’.

A esmagadora maioria dos automobilistas continua a ter dificuldade em digerir a crueza dos números. Desde o pico histórico alcançado em Julho de 2008, o preço do barril do crude que serve de referência ao mercado nacional já caiu 65,9%. No mesmo intervalo de tempo, até 10 de Abril último, o gasóleo rodoviário tinha descido apenas 32,1% para 0,967 euros por litro, ao passo que a gasolina se ficou por uma queda de 22%, para 1,188 euros.

O já tradicional desfasamento temporal entre as alterações do barril de petróleo nos mercados internacionais e o preço pago à saída das bombas é outra das realidades que os consumidores têm dificuldades em compreender. Sobretudo quando a tendência do crude é de descida.

Chega-se a esperar cinco a seis semanas para ver nas bombas o reflexo dessa queda. O que não acontece, em situações inversas.

A tudo isto, acresce a complexidade da estrutura dos preços dos combustíveis"


E o presidente da AdC, Manuel Sebastião, tem a lata de vir dizer que "Não há concertação nos Preços dos Combustíveis!"
E assim são arquivados os oito processos por suspeitas de concertação dos preços!

É mais uma vez a escola do Banco de Portugal... não vêm nada, não vão ver nada mesmo que o elefante que são pagos para procurar lhes espirre para cima, e só dão conta dele se o elefante lhes cair em cima! Admirem-se se daqui a uns anos for dado a este senhor um dos tachos dourados da Galp. Com tamanha miopia, fez mais pela prosperidade da Galp do que "tachistas" que hoje lá estão, já merece!




Sem comentários:

Enviar um comentário