sábado, 1 de maio de 2010

Combustíveis sobem na próxima semana

Do Site do Diário Económico, por Rita Paz


1ª Frase deste artigo: "Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior." - não, não têm amiga Rita Paz.

Quando a cotação média sobe o preço sobe, quando a cotação média estagna o preço sobe e quando a cotação média baixa o preço continua a subir. A lógica é muito simples. Só há duas coisas que se comportam do mesmo modo, subindo sempre exponencialmente e em catadupa: Os preços praticados pelas gasolineiras e a ganância inesgotável dos gestores das mesmas que são a base para estipular os preços.


"O comportamento dos mercados antecipa um aumento dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Os preços praticados nas bombas ficaram inalterados esta semana. O litro de gasóleo custa actualmente cerca de 1,189 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,424 euros por litro.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, antes de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo é o segundo mais caro entre os 27 países do espaço comunitário."

Sem comentários:

Enviar um comentário