terça-feira, 14 de julho de 2009

Como poupar nos combustíveis

Do Destak, por João Moniz


"Na passada terça-feira, o presidente executivo da Galp anunciou uma «descida acentuada» dos combustíveis a curto prazo, uma vez que o crude estava a ser negociado em baixa nos mercados internacionais.

Como essa tendência não se verificou até sexta-feira passada - nesse dia o preço médio da gasolina 95 em Portugal era de 1,279 euros contra os 1,290 da terça-feira anterior - podem os portugueses esperar uma quebra nos preços para esta semana? E qual o dia em que pagarão menos para abastecer o carro?

De acordo com o economista Eugénio Rosa, é quase impossível responder a esta questão. Embora os preços em Portugal sejam estabelecidos consoante os valores do mercado de Roterdão do mês anterior, «as petrolíferas não o seguem à letra».

«Quando os combustíveis sobem em Roterdão, as petrolíferas vão logo atrás, mas quando descem esperam algumas semanas, o que lhes dá um lucro adicional», explica o especialista.

Eugénio Rosa suporta a sua crítica com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Em Dezembro de 2008, o preço médio da gasolina 95 em Portugal antes dos impostos (ou seja, o que as petrolíferas recebem) era 3,4% superior à média da UE, mas em Abril deste ano a diferença já era de 6,4%.

Medidas falhadas

Para melhorar a informação sobre a concorrência nos combustíveis, que muitos dizem não existir, o actual Governo tomou duas medidas: a instalação de placards nas auto-estradas com os preços das três estações de serviço seguintes; e a criação de um site onde constam os preços praticados por todos os postos com vendas anuais superiores a 500 metros cúbicos. Mas quer uma quer outra têm poucos resultados práticos.

No último sábado de Junho, o Destak percorreu largas dezenas de quilómetros na A1 e na A8 e constatou que, segundo os placards, em oito possíveis, sete estações de serviço tinham os mesmos preços. Apenas uma tinha um preçário distinto, embora a diferença não fosse além de 1 cêntimo na gasolina 95 e 1,3 cêntimos no gasóleo (ver quadro).

Quanto ao site (www.precoscombustiveis.dgge.pt), como as grandes petrolíferas apresentam preços muito semelhantes entre si, a única grande vantagem é a identificação dos postos com campanhas promocionais.

Ou seja, fazendo uma pesquisa pelos concelhos onde se circula (Lisboa e Amadora ou Porto e Gaia, por exemplo, o site ordena-os pelos preços mais baratos, identificando assim os postos com promoções.

Andar mais devagar

Para Manuel João Ramos, presidente da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados, as referidas medidas governamentais «são pouco efectivas» e mais valeria seguir o exemplo da Catalunha: reduzir os limites de velocidade nas auto-estradas.

Recordando que, em média, o consumo de combustível a partir dos 110km dispara dos 7 litros/100km para os 9, 10 ou 11, o presidente da ACA-M defende ao Destak que esta solução seria não só mais segura como mais amiga da carteira.

Aliás, é nesse sentido que aconselha o ecodriving, estilo de condução que reduz a emissão de gases poluentes, baixa o risco de acidentes e também diminui o consumo de combustíveis em 5 a 10%.

------------------------------------------------------

As cinco regras de ouro do ecodriving

1 - Passar para uma mudança mais alta Deve-se fazê-lo o mais rápido possível, de preferência entre as 2000 e as 3000 rotações por minuto (RPM)

2 - Manter a velocidade estável Deve-se seguir sempre na mudança mais alta possível e com baixas RPM

3 - Antecipar vias congestionadas Deve-se prever o estado do tráfego e optar pelas estradas mais desimpedidas

4 - Desacelerar suavemente Deve-se tirar o pé do acelerador com tempo quer seja para abrandar ou para parar a marcha, sempre com o carro engatado

5 - Verificar a pressão dos pneus frequentemente A pressão do pneu demasiado baixa em 25% aumenta a resistência ao deslize do carro em 10%, o que provoca um consumo acrescido de combustível em 2%"

2 comentários:

  1. Vamos invadir a sede da GALP

    ResponderEliminar
  2. Eu era mais em regar o Ferreira de Oliveira e afins com gasolina (do intermarche, que é mais barata). Pegar Fogo. Apagar o fogo. E por fim, lança-los dentro de uma salina.

    ResponderEliminar