terça-feira, 14 de julho de 2009

GALP investigada pela autoridade da concorrência espanhola

Do Pubico.

"A GALP está sob investigação da autoridade da concorrência espanhola por causa de uma queixa apresentada em 2006 por estações de serviço em Espanha, anunciou hoje a Comissão Nacional da Concorrência.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo regulador espanhol (Comisión Nacional de la Competencia, CNC), a queixa foi apresentada em Maio de 2006 pela Confederação Espanhola de Estações de Serviço (CEEES) contra a Galp Energia España, S.A, "por duração indevida e antiregulamentar dos acordos de não-concorrência subscritos contratualmente com várias estações de serviço".

O objectivo da investigação agora iniciada e que cuja instrução deverá estar concluída em 18 meses, é entender "se os acordos de não concorrência [subscritos pelas estações de serviço] violam o artigo 1 da Lei 15/2007, de 3 de Julho, de Defesa da Concorrência, e o artigo 81 do Tratado da Comunidade Europeia".

O regulador espanhol assinala igualmente que, desde que a queixa foi apresentada, ocorreram diversas alterações no mercado, nomeadamente as sucessivas operações de concentração empresarial realizadas pela GALP em 2007 e 2008, que poderiam alterar a base do processo.

A CNC recorda que, desde 2007, vários meios de comunicação, bem como a própria página web da GALP, aludiram à possível compra por parte da GALP da rede de estações de serviço da AGIP em Espanha, operação que foi notificada à Comissão Europeia em Abril de 2008 e posteriormente retirada.

Em Agosto do mesmo ano, a Comissão Europeia voltou a ser notificada da operação, à qual deu luz verde em Setembro de 2008. "Imediatamente depois, a 12 de Setembro, a GALP anunciou uma nova concentração empresarial: a aquisição das filiais ibéricas da Exxon Mobil Corporation, entre as quais se encontrava a Esso Española"."

Em Portugal a regulação é o que se sabe, vamos lá ver se os nuestros hermanos nos dão uma lição de como funciona a justiça, ou se, se deixam comprar pela máfia como cá...

Pelo menos ficámos a saber por estes indícios de cartelização, que a politica da galp é universal, Rouba onde quer que esteja!

Ficamos na expectativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário