quinta-feira, 6 de maio de 2010

Galp aumenta lucro em 32% para 65 milhões de euros

 Do Site do Jornal de Negócios, por Pedro Moutinho

65 Milhões de euros inteiramente sacados ao bolso dos portugueses. Pagamos muito mais do que aquilo que seria justo, e estes ladrões ainda se riem de nós com esta cara de anjos imaculados. É um escândalo e ninguém faz nada para o travar! Onde anda a autoridade da concorrência? Ao menos olhem para a porcaria dos painéis informativos que espetaram por todas as auto-estradas portuguesas: São todos iguais!

Se mesmo assim não querem ver experimentem, apenas por um mês, serem vocês mesmos a abastecer o vosso veiculo, e serem também vocês e não o estado a pagar o combustível que utilizam. Depois digam como se sentem. Eu adianto já, no fim do mês sentir-se-ão roubados!

Acabem com o Gamanço!





"A Galp Energia terminou os primeiros três meses com um resultado líquido de 65 milhões de euros, acima do esperado. É um aumento de 32%, face ao período homólogo, justificado com os desempenhos nas unidades de exploração e produção de petróleo e de gás e electricidade.

Este resultado de 65 milhões de euros compara com os 49 milhões obtidos em igual período do ano passado e supera a média das estimativas que apontavam para lucros de 58,5 milhões. Em termos de EBITDA, houve um aumento de 15,4% para 177 milhões, valor que superou também a previsão de 156,5 milhões dos especialistas consultados pela Reuters.

“Para este resultado contribuiu o desempenho dos segmentos de negócio de ‘exploração e produção’ e de ‘gas e power’, na sequência do aumento do preço e da produção de crude e da recuperação dos volumes vendidos de gás natural, respectivamente”, refere a Galp Energia.

Segundo a petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira, “as vendas de gás natural aumentaram 10% em relação ao período homólogo para 1.179 milhões de metros cúbicos, dos quais 70% corresponderam a vendas no mercado liberalizado”.

“A produção ‘working interest’ de crude aumentou 39% em relação ao período homólogo e 5% face ao quarto trimestre de 2009, para 18,5 mil barris diários, o que se deveu ao contributo dos projectos de Tômbua - Lândana e do campo Tupi, que produziram 5,4 mil barris diários”.

Já a margem de refinação da Galp Energia “desceu 3%, para 2,7 dólares por barril, enquanto o crude tratado aumentou 67% em relação ao primeiro trimestre de 2009, período em que ocorreu o incidente na fábrica de utilidades da refinaria de Sines”, destaca a empresa.

“O EBITDA atingiu os 177 milhões de euros, dos quais 37% realizados pelo segmento de negócio de ‘refinação e distribuição’” que, segundo a empresa, “foi negativamente afectado pelo actual contexto económico com impacto em margens e volumes”, principalmente em Espanha."

1 comentário:

  1. Há pouco mais de dois anos, na semana de 11 de Julho de 2008, foram observados os preços mais elevados da Gasolina 95, em Portugal: 1.525 euros/litro. Nessa altura, o preço do barril do petróleo atingiu o seu valor mais elevado, ultrapassando os 140 dólares. A um câmbio de 0.63 dólares/euro, o valor do barril era de cerca de 88.2 euros por barril.

    Hoje, o preço do barril está próximo dos 95 dólares por barril. O câmbio está agora próximo dos 0.76 dólares/euro, o que significa um preço de cerca de 72.2 euros por barril. Ou seja, o barril de petróleo está quase 20% mais barato que no seu pico.

    Porque está então a gasolina praticamente ao valor de Julho de 2008? Porque irá ultrapassar esse marco já no próximo fim de semana? Simplemente por causa da roubalheira, das taxas e taxinhas, a todos os níveis! E no caso do gasóleo, também por via da Religião Verde, que conforme o artigo anterior, "se prende com o fim da isenção fiscal parcial de imposto sobre produtos petrolíferos para o biocombustível incorporado no gasóleo rodoviário". Porque nesta terrinha continuamos a adorar esta Religião, e mesmo que o profeta-mor do Aquecimento Global, Al Gore, já tenha dito que os bio-combustíveis foram um erro (ele só admite, para já, os de primeira geração), o nosso desgoverno lá os impõe à mesma!

    Por isso, atestem, paguem e não barafustem. Antes do fim do ano, claro!
    in ecotretas.blogspot.com

    ResponderEliminar