segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Recortes da Blogosfera: "Tarefa para um governo de esquerda: controlo público de sectores estratégicos"

Vale a pena ler na integra as palavras de João Rodrigues no "Ladrões de Bicicletas", as quais subscrevo por completo e recomendo vivamente a devida leitura.

Transcrevo o início só para aliciar mais à leitura:

"Os lucros da EDP e da GALP, empresas em que o Estado deve ser accionista maioritário, servem hoje para remunerar accionistas privados e para pagar principescos bónus aos seus gestores. Os cidadãos pagam as facturas da energia, que são 25% mais caras do que as que vigoram na vizinha Espanha, e suportam as lucros abusivos da Galp no ajustamento dos preços do combustível, que se tornaram uma referência para o resto do mercado.

A recuperação do controlo público da Galp e da EDP é a única forma de manter em mãos nacionais o sector vital da energia e o meio mais eficaz de delinear uma política racional que reduza a dependência energética face ao exterior, acelere o aumento do peso das energias renováveis e garanta que a sua gestão é guiada por critérios mais amplos que a estreita criação de valor para o accionista. Privilegiar os accionistas dificulta aliás uma política industrial de reconversão do tecido empresarial e gera custos sociais que acabam por recair sobre a maioria dos cidadãos."

Sem comentários:

Enviar um comentário