terça-feira, 26 de maio de 2009

Combustíveis: Esperada nova crise petrolífera



Do Site TVNet, por Sandrina Rodrigues
(obrigado ao Jorge Bastos pelo aviso)

"Portugal vai ter fortes aumentos de preços dos combustíveis a curto prazo. A opinião é do Presidente da ANTRAM que não tem dúvidas quanto a uma nova crise petrolífera assim que se verificar a retoma da economia global.

Desde o ano passado que o mundo atravessa uma das piores crises económicas. A boa notícia é que a curto prazo vamos assistir a um alívio na economia mundial, dizem os analistas que em 2010, haverá lugar no mundo para a retoma da economia, o que poucos dizem ou não querem accionar para já o alarme é que a comunidade internacional vai viver uma nova crise petrolífera, como revela o Presidente da ANTRAM, António Mousinho.

Os preços do petróleo vão voltar a atingir os picos e quem sai prejudicado são os consumidores. A solução para a ANTRAM é a regularização do mercado.

Em Agosto de 2005 o Governo aprovou em conselho de Ministros uma medida para proteger os consumidores com a implementação de painés nas auto-estradas indicando os preços dos combuistíveis, no entanto, a variação por petrolífera é similar.

Experiências diferentes de mercado, mas que levam os consumidores a interrogarem-se quanto à concertação de preços. "

Ouçam bem o que este senhor diz: "A ANTRAM o que entende que o preço de venda ao publico dos combustíveis é demasiado caro para o custo do barril de BRENT que existe actualmente, ou seja nós temos o barril entre os 40 e os 50 dólares e se formos ver à três anos atrás quando o barril estava exactamente a este preço, o gasóleo estaria a 70 cêntimos e não a um euro está neste momento."

Subscrevo por inteiro. Precisamos de MAIS REGULAÇÃO, não só ao nível nacional, mas também.

Sem comentários:

Enviar um comentário