quinta-feira, 21 de maio de 2009

Gasolina vai ficar mais cara nos próximos meses

É a capa do Diário Económico de hoje.
Este tipo de previsões futuristicas em modo Maia só servem para gerar alarmismos, que servem para justificar o aumento Gamanço sem justificação...
Estes jornalistas deviam era ter juizinho e fazer jornalismo de investigação como deve ser!


"A tendência será para um aumento gradual dos preços da gasolina, que começaram a subir ontem. Já no gasóleo, apesar da volatilidade das cotações, o preço vai manter-se mais estável.

O preço da gasolina e do gasóleo deverá subir nos próximos meses, acompanhando a tendência da cotação nos mercados internacionais e ainda alguns sinais de retoma económica. Embora a volatilidade continue a marcar o valor da cotação dos combustíveis - com os preços a subir numa semana e a descer na seguinte - a tendência será de aumento gradual nos preços.

As petrolíferas contactadas pelo Diário Económico não querem avançar se vão continuar a subir os preços nas próximas semanas. Galp, Repsol, Cepsa e BP defendem que a fixação do valor depende da subida e descida da cotação internacional dos refinados. Fonte oficial da Galp garante que "o preço do gasóleo e da gasolina vão, como sempre, reflectir rigorosamente a evolução no gasóleo e gasolina refinados no mercado europeu". Também fonte oficial da Repsol explica que "esta subida do preço acompanha a cotação da semana anterior". Nas cinco sessões da última semana o preço da tonelada subiu 4,4%, o que justifica o ajustamento do preço. A Cepsa Portuguesa aponta "a subida das cotações Platt's, das cotações dos produtos refinados, verificadas nas últimas semanas" como causa do aumento.

As três petrolíferas aumentaram ontem o preço da gasolina em cerca de um cêntimo, mantendo o preço do gasóleo. A BP era, até à hora de fecho de edição, a única que não tinha mexido no preço da gasolina mas fonte oficial não garante que o custo do combustível se mantenha inalterado."

Sem comentários:

Enviar um comentário