segunda-feira, 18 de maio de 2009

Electricidade 23% mais cara em Portugal face a Espanha

Do Site do Diário Económico, por Hermínia Saraiva

"A Autoridade da Concorrência (AdC) considera que os desvios sistemáticos de previsão entre a procura programada de electricidade e a procura real por parte da EDP está a lesar os consumidores, que pagam preços mais caros.
Esta conclusão consta de um relatório da AdC que pretende avaliar os primeiros seis meses de entrada em vigor do Mibel (Mercado Ibérico de Electricidade).
De acordo com este documento, o segundo semestre de 2007 ficou marcado por uma diferença de 23% entre os preços praticados em Portugal e em Espanha, resultantes em electricidade mais cara para os consumidores portugueses.
"Notam-se desvios na estimação da procura em mercado, que se acentuaram nos meses do Outono de 2007. Estes desvios de estimação não se coadunam com o que se espera de um agente eficiente", lê-se no relatório da Concorrência.
Os desvios praticados pela EDP Serviço Universal estão a lesar os consumidores que acabam por pagar tarifas mais elevadas, considera a equipa de Manuel Sebastião. Assim, e de acordo com o mecanismo de ajuste tarifário, os desvios nos custos de aquisição grossistas são passados para as tarifas de exercícios futuros.
"Caso os desvios de previsão originem preços mais altos, as tarifas dos consumidores em exercícios futuros recuperarão o sobre custo associado ao desvio de previsão", diz o regulador."


No mesmo ano de 2007, António Mexia, o Presidente da EDP (Antigo administrador da Galp) aumentou-se a si próprio e aos seus gestores 118% e aos seus trabalhadores 1,2%!!
E quem é que pagou a factura? Fomos todos nós! 23% a mais do que se paga em Espanha! Quanto a mais face ao preço real produção da energia?!

Haja vergonha! Este é daqueles que nem para limpar casas de banho serve, pois até para isso é preciso ser mais sério e honesto do que este senhor efectivamente é!

Sem comentários:

Enviar um comentário