quarta-feira, 20 de maio de 2009

Galp é a empresa portuguesa menos transparente!

Do site IOL Diário

"A Galp está nos últimos lugares em matéria de transparência. A análise às empresas pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) refere que a má nota é geral, mas a petrolífera aparece no 358.º lugar, o pior entre as empresas portuguesas, num total de 363 analisadas.

Numa escala de 0 a 10, a empresa de Ferreira de Oliveira apresenta um saldo final de 2,5, com o tópico da transparência a fixar-se nos 2,2, o do conselho de administração nos 5 e o dos direitos dos accionistas nos 0,7 pontos.

Segundo o boletim «Proteste Poupança», na lista das piores empresas em matéria de transparência estão também a REN, com uma pontuação final de 3,1, a Sumol+Compal (3,2), a Estoril Sol (3,5) e a Portugal Telecom (3,7).
Mas o saldo sofrível é geral, apesar dos resultados serem melhores do que no ano passado (acima em 0,4 pontos).

Na média de todas as entidades analisadas pela Deco, a classificação foi de 4,9 pontos em 10 e falham sobretudo, no entender da associação, no funcionamento do Conselho de Administração.
«A Galp, REN, EDP e Portugal Telecom, quatro pesos pesados, são penalizadas pela influência do Estado na sua estrutura», justifica a Deco."

Sem comentários:

Enviar um comentário