terça-feira, 30 de junho de 2009

Preço da gasolina subiu 22% este ano

Do site do Diário Económico, por Rita Paz

"
No início do ano o preço médio de um litro de gasolina era de 1,074 euros. Hoje custa cerca de 1,310 euros.

Os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio de um litro de gasolina subiu 22% nos primeiros seis meses do ano. No mesmo período, o preço do gasóleo ficou 8% mais caro.

Vejamos um exemplo prático. Há seis meses eram necessários 53,7 euros para abastecer um depósito de gasolina com capacidade para 50 litros. Hoje paga-se 65,5 euros, uma diferença de 11,8 euros para a mesma quantidade.

Tudo porque um litro de gasolina 95 octanas passou de 1,074 euros para os actuais 1,310 euros, segundo dados disponíveis no ‘site' da DGEG.

O gasóleo não sofreu um aumento tão expressivo, mas também subiu em 8%. Os dados da DGEG revelam que o preço médio do 'diesel' se fixou nos 1,027 euros por litro na semana passada, valor que compara com os 0,953 euros praticados no início do ano.

Dados da Comissão Europeia também mostram que, aos preços actuais, Portugal é o sétimo país da União Europeia a 27 onde os preços dos combustíveis são mais elevados.

Este encarecimento dos preços tem motivado um abrandamento do consumo. Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, adiantou este mês que "o consumo de gasóleo [em Portugal] está praticamente estagnado e há uma queda no consumo de gasolinas na ordem dos 6%"."

Mesmo quando os preços baixam, quem fica a perder ainda mais somos sempre nós, o comum consumidor que é constantemente espoliado!

Sem comentários:

Enviar um comentário