sexta-feira, 26 de junho de 2009

Primeiros 315 mil barris de petróleo Galp do campo Tupi

Do Site Dinheiro Digital

"A Galp concluiu na terça-feira o primeiro carregamento de petróleo do campo Tupi, na bacia de Santos (Brasil), incorporando no mercado um total de 315.000 barris, anunciou hoje a empresa.

A Galp estima que o campo Tupi, descoberto em 2006, venha a render entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo e gás natural.

De acordo com a petrolífera, "este primeiro carregamento totalizou cerca de 315.000 barris que foram transferidos do Plataforma Flutuante de Produção, Armazenamento e Offloading Cidade de São Vicente para o petroleiro Nordic Spirit, com destino ao porto de S. Sebastião no Estado de São Paulo, no Brasil".

O presidente-executivo da empresa, Ferreira de Oliveira, considera - citado numa nota da Galp - que este carregamento "representa a incorporação no mercado das primeiras quantidades de crude provenientes do pré-sal da bacia de Santos", sendo assim um dia "que ficará na história deste grande projecto".

A empresa especificou que toda a produção "é obtida a partir do poço Tupi-Sul, o qual produz cerca de 14.000 barris de petróleo por dia, no âmbito do teste de longa duração que se estenderá por um período de 15 meses".

"Durante este período serão ainda recolhidos dados técnicos fundamentais para avaliação e desenvolvimento dos outros reservatórios descobertos na bacia de Santos, como os de Iara, Iracema, Júpiter, Bem-te-Vi e Caramba", acrescenta a Galp.

A jazida explorada pelo poço Tupi-Sul, localizado no Bloco de exploração petrolífera BM-S-11, "encontra-se numa área onde a lâmina de água é da ordem dos 2.200 metros, a cerca de 5.000 metros de profundidade sob uma sequência de formações salíferas com mais de 2.000 metros de espessura".

A Galp Energia participa em mais de 20 projectos de exploração e produção no Brasil, em parceria com a Petrobras."



Ainda não temos Petróleo, mas este já chega cá com muito maior facilidade e consequentemente com um custo muito menor. Se razões existiam para estarmos dependentes da volatilidade dos preços dos mercados internacionais elas cada vez são mais reduzidas.

Assim sendo, continuam a existir razões para os preços dos combustíveis continuarem a subir? E descer, quando teremos esse raro prazer?

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