quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Combustíveis aumentam entre 2 e 4 cêntimos na semana

Do site do Diário Económico, por Rita Paz

"
Os preços dos combustíveis voltaram a subir esta madrugada nos postos da Galp, Cepsa e BP apurou o Económico.

A Galp subiu o preço do litro do gasóleo e da gasolina em 1,5 cêntimos, disse ao Económico fonte da empresa. Nos postos da petrolífera nacional o 'diesel' passou assim a custar 1,054 euros enquanto a gasolina passou valer 1,284 euros por litro.

O mesmo sucedeu nos postos de abastecimento da Cepsa. Um litro de gasolina custa agora 1,286 euros, mais 1,4 cêntimos que na semana passada, ao passo que o 'diesel' subiu 2,1 cêntimos para os actuais 1,053 euros por litro.

A BP também efectuou alterações no preço do gasóleo. O combustível subiu 1 cêntimo para 1,069 euros o litro. A gasolina ficou no entanto inalterada nos 1,289 euros por litro.

Já na Repsol, e com base nos dados do site da DGGE referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, os preços ficaram inalterados. Um litro do gasóleo continua a valer 1,053 euros, enquanto a gasolina custa 1,289 euros por litro.

Semana agitada nos preços dos combustíveis

No espaço de uma semana, as petrolíferas mexeram nos preços dos combustíveis por diversas vezes.

A Galp, por exemplo, aumentou o preço do gasóleo em 3 cêntimos, enquanto a gasolina subiu 2 cêntimos.

No mesmo sentido, a BP aumentou o gasóleo num total de 4,1 cêntimos e a gasolina 95 subiu 2 cêntimos.

Já na Repsol o gasóleo subiu 2,5 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu um cêntimo.

Na Cepsa, o gasóleo custa agora mais 2,6 cêntimos e a gasolina 95 mais 2,3 cêntimos.

Estes aumentos têm por base uma subida dos preços dos produtos refinados no mercado internacional desde o final do mês de Setembro, de 11,3% para o gasóleo e 13,8% para a gasolina - e de 9,9% do crude.

Em comparação, o preço dos combustíveis nas bombas subiu cerca de 2,9%, no caso do gasóleo e 2,3% no caso da gasolina. Isto tendo em conta as subidas de hoje.

De referir que a fixação do preço do combustível é feita com base no valor médio da gasolina e do gasóleo do mercado europeu ao longo da semana anterior. O preço fixado na rede tem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e do nível de custos fixos de cada posto."



Sem comentários:

Enviar um comentário