terça-feira, 13 de outubro de 2009

IMTT divulga uma evolução comparada do preço do crude em Londres e dos combustíveis em Portugal.

O IMTT divulgou ontem, dia 12 de Outubro, uma evolução comparada do preço do crude em Londres e dos combustíveis em Portugal.

Vale a pena olhar para os gráficos da “Evolução comparada do preço do crude em Londres e, por um lado, o preço de venda ao público (PVP) dos combustíveis em Portugal e por outro o preço sem taxas, segundo três cenários em função do desfasamento temporal entre as compras e a chegada aos postos de venda” e de “Comparação da evolução dos preços dos combustíveis, preço de venda ao público (PVP) e sem taxas, em Portugal, Espanha e a média da União Europeia a 15.”.

Através da observação destes gráficos vemos claramente a discrepância MONUMENTAL entre as variações do preço do brent (desde o máximo histórico em Julho de 2008 a Setembro deste ano) e as variações do preço de venda ao público dos combustíveis em Portugal. É escandaloso o dinheiro ganho, em milhares de milhões de euros, pelas petrolíferas porque vendem o litro de gasolina ou gasóleo sem reflectir a variação em baixa dos mercados internacionais.

É dinheiro roubado directamente aos consumidores portugueses e que vai directamente para o bolso dos especuladores. É inaceitável continuar com este tipo de políticas de energia do nosso país. A energia é um bem comum, é uma necessidade de todos, não pode nem deve ser o negócio mafioso de alguns.

P.S. - Nos primeiros gráficos, este órgão do estado, sempre conivente com as petrolíferas, prefere alinhar os 100 pelo preço de Janeiro de 2008. Mesmo assim a diferença é gigantesca em favor das petrolíferas mas se alinhar mos os 100 pelo preço máximo do brent a diferença torna-se ainda mais abissal! É urgente travar este assalto!

Acabem com o Gamanço!

Sem comentários:

Enviar um comentário