quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em uma semana, 13 postos de combustíveis são autuados por excesso de lucro

Qualquer semelhança entre o que se passa do outro lado do atlântico e o que acontece por cá é pura coincidência. Será que a nossa Autoridade da Concorrência sabe que isto se pode fazer, e que se faz efectivamente todos os dias por todo o mundo onde os combustíveis são, como cá, vendidos muito acima do preço justo?! Fica a pergunta.

Do Site do Jornal de Londrina, Brasil, por Fábio Luporini

"Em uma semana, 13 postos de combustíveis em Londrina foram autuados por praticarem excesso de lucro no preço. Nesta quarta-feira (14), todos os quatro estabelecimentos fiscalizados receberam a autuação do Procon. De acordo com o órgão, havia grande diferença entre o preço que eles pagam às distribuidoras e o valor comercializado nas bombas. Os postos têm dez dias para apresentar defesa. As outras autuações ocorreram na sexta-feira (9) e na terça-feira (13).

Segundo o técnico administrativo do Procon de Londrina, Arthur Moreira, que acompanhou a fiscalização, o órgão e o Ministério Público pediram para não divulgarem os valores excessivos. Isso porque os concorrentes podem se basear nos valores praticados pelos estabelecimentos. Ele afirmou, entretanto, que a margem de lucro não passa de R$ 0,50.

Se a justificativa dos postos não for convincente, eles poderão ser multados. Os postos podem ainda recorrer da multa, que é aplicada de acordo com os valores praticados e o lucro. Na terça-feira (13), o Sindicato dos Combustíveis negou, em entrevista ao JL, a abusividade no preço. “Não vemos nenhuma abusividade. Até porque o custo do álcool está muito próximo do preço de venda”, explicou Roberto Fregonesi, presidente do sindicato."

Sem comentários:

Enviar um comentário