quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ACP diz que Concorrência "continua a demitir-se das suas obrigações"

Do site do Jornal de Negócios, por Miguel Prado

O Automóvel Club de Portugal (ACP) reafirmou as suas críticas ao comportamento da Autoridade da Concorrência (AdC) em relação aos preços dos combustíveis em Portugal, indicando, num comunicado, que a AdC "continua a demitir-se das suas obrigações".

"Num período de grave crise financeira, com consequências devastadoras para milhões de contribuintes, assistimos, uma vez mais, à concertação de preços dos combustíveis e, novamente, a uma enorme diferença de preços face a Espanha – mais 25 cêntimos por litro de gasolina e 13 cêntimos por litro de gasóleo em Portugal", assinala o ACP.

A mesma associação refere que "a Autoridade da Concorrência, organismo que deveria zelar pelo bom funcionamento do mercado, limita-se, periodicamente, a repetir que nada se passa".

No comunicado hoje divulgado, o ACP apela ao Presidente da República, ao Governo e aos partidos na Assembleia da República para "acabarem com a concertação de preços nas gasolineiras".

A situação também preocupa os eurodeputados. Ontem o grupo de deputados do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu veio pedir "mais transparência na formação de preços dos combustíveis líquidos".

Ilda Figueiredo e João Ferreira entregaram no Parlamento Europeu uma declaração escrita para pedir que haja transparência nos preços dos combustíveis, lembrando que "actualmente são utilizados referenciais internacionais específicos para cada produto (Platts) e não os preços internacionais do petróleo bruto de Londres (crude do tipo Brent)".

Sem comentários:

Enviar um comentário