quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BULLSHIT NEWS: Preço do petróleo subiu 82% num ano. E os combustíveis?

Do site da (suposta) “Agência Financeira” (que mais parece uma agência de comunicação das petrolíferas portuguesas), 31.12.2009

Esta notícia não assinada e abaixo transcrita é escandalosa não só pelo facciosismo reverente que mostra pelas petrolíferas nacionais (fazendo a noticia parecer uma encomenda ou um favor a estas), mas também pelos dados que apresenta, se bem que lidos com outro olhar que não o que o suposto jornalista nos quer à primeira vista impingir.
Os dados, manipulados ou não, são claros: O petróleo aumentou no último ano 82% nos mercados internacionais, e a gasolina e o gasóleo no nosso país aumentaram 20% e 10,5% respectivamente.

O que quer isto dizer? Temos preços muito inferiores àquilo que seria justo como a notícia parece querer fazer parecer?! Não. Todos sabemos que não, os preços dos combustíveis estão e sempre estiveram inflacionados desde que o mercado foi liberalizado em 2004.

O que se passa é muito simples: A verdade é que fazendo as contas (82%-10,5%=71,5%) notamos que os portugueses andaram todo o ano de 2009 a pagar mais 72% pelos combustíveis petrolíferos do que seria o preço mais justo! 72%! SETENTA E DOIS POR CENTO A MAIS! Isto é o maior escândalo e o maior roubo a que a humanidade já assistiu. Nem quando se negociavam com pedrinhas na idade do ferro se enganavam tanto os clientes como hoje! E pior: este roubo aos portugueses é legitimado e apoiado pelo próprio estado português que é conivente com este assalto diário. É urgente acabar com este roubo. É urgente Mudar o rumo do País.

Acabem com o Gamanço!




“Gasolina está 20% mais cara e gasóleo 10,5%

Depois dos preços exorbitantes que o petróleo alcançou em 2008 (chegou a rondar os 150 dólares) e, por consequência, os preços dos combustíveis também, o aumento do preço do petróleo quase passou despercebido este ano aos portugueses. Mas a verdade é que, face ao final de 2008, o ouro negro vai fechar este ano bem mais caro.

O barril do petróleo Brent, negociado no mercado IPE londrino, que serve de referência para os países europeus e, portanto, para as importações portuguesas, acabou o ano passado a valer 43,05 dólares.

Esta quinta-feira, um barril desta mesma matéria-prima custa 78,50 dólares. Contas feitas, subiu 82% num ano.

E o preço dos combustíveis? Tem ideia de quanto subiram? Nós fizemos as contas. No início deste ano, de acordo com dados da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina sem chumbo de 95 octanas custava em média 1,074 euros. Já o gasóleo, valia 0,953 euros por litro.

Valores que comparam com aqueles que, mais uma vez de acordo com a DGEG, eram praticados no passado dia 28 de Dezembro. Há dois dias atrás, a gasolina sem chumbo de 95 octanas custava 1,289 euros por litros e o gasóleo 1,053 euros.

Feitas as contas, a gasolina aumentou 20% num ano e o gasóleo 10,5%.

Se pegarmos no exemplo de um carro a gasolina com um depósito de 50 litros, há um ano atrás, atestar custava 53,70 euros. Hoje, custa 64,45 euros, mais 10,75 euros.

Se o carro for a gasóleo e o depósito continuar a levar 50 litros, o abastecimento passou de 47,65 euros no início do ano para 52,65 euros agora. Quando pagar terá de desembolsar mais uma nota de cinco euros.” "

Sem comentários:

Enviar um comentário