domingo, 10 de janeiro de 2010

Gasolina com o maior aumento desde 2004

Do site do Jornal de Notícias, por Catarina Craveiro

"Ano arranca com a mais alta subida dos preços desde a liberalização.


Quando comparada a primeira semana do ano com igual período do ano passado, o preço da gasolina sofreu um aumento de 21%, o mais elevado desde a liberalização do mercado, em 2004. Já a subida do preço do gasóleo foi mais moderada, e encareceu 11%.


Ano novo, novos aumentos. O preço dos combustíveis voltou a subir na primeira semana de Janeiro. De acordo com os valores médios semanais da Direcção--Geral de Energia e Geologia (DGGE), um litro de gasolina 95 sem chumbo está a valer 1,302 euros. Se compararmos a evolução dos combustíveis com igual período do ano passado, a gasolina aumentou 21%, altura em que um litro custava 1,074 euros. Contas feitas, na primeira semana do ano, abastecer o depósito ficou mais caro 22 cêntimos por litro, o maior aumento desde que o mercado de combustíveis foi liberalizado, em 2004. Já a subida do preço do gasóleo foi mais moderada. O litro encareceu 11,47%, ou seja, subiu 11 cêntimos.


Apesar de ter sido o maior aumento anual, foi em Julho de 2008 que a gasolina atingiu o valor mais elevado, ao tocar nos 1,525 euros por litro, altura em que o petróleo registou um máximo histórico nos 147,50 dólares por barril, a 11 de Julho. O mesmo se verificou no gasóleo, que chegou a custar 1,428 euros por litro.


Argumentos


Segundo o funcionamento natural do mercado, a subida do preço dos combustíveis reflecte o aumento do petróleo nos mercados internacionais. Mas nem sempre isto acontece. "O aumento do petróleo só por si não explica o aumento do preço dos combustíveis, pois actualmente estão quase ao nível de 2008, altura em que o petróleo estava em máximo e agora ronda os 70 dólares por barril", afirmou ao JN, António Amaral, vice-presidente da ANAREC. A Associação de revendedores defende, assim, que deveria ser criada uma entidade reguladora para controlar tanto o preço como a qualidade dos combustíveis.


Ainda que os combustíveis sejam empurrados pela cotação do petróleo, António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, explicou que "a evolução do preço deve-se à variação do valor da gasolina à saída das refinarias europeias, que vem reflectir-se no preço de venda ao público".


Quanto ao futuro, os especialistas são cautelosos, mas Jesus Ferreira, consultor de energia, acredita que se as condições actuais se mantiveram não há razão para grandes oscilações. "Caso se verifiquem alterações geopolíticas nos países produtores, tudo poderá acontecer". A contribuir para novos aumento poderá estar ainda a recuperação da economia mundial, que deverá impulsionar o consumo."

Sem comentários:

Enviar um comentário