terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Combustíveis muito mais caros do que na Europa

Retirado do Site da Deco.

"Apesar da Autoridade da Concorrência divulgar dados mensais sobre a gasolina, a formação de preços é pouco eficaz a reflectir, sobretudo, as descidas.

O preço da gasolina em Portugal, antes da aplicação de impostos, é muito superior à média da União Europeia. No último ano, os portugueses pagaram até mais 12% do que os consumidores de outros países. A diferença tem-se agravado nos últimos anos. Face a Espanha, as diferenças não são tão acentuadas, devido à saída de várias petrolíferas do mercado ibérico.

Por cá, o ajuste do preço da gasolina às variações do preço do barril de petróleo continua menos directo do que em toda a União Europeia. E acompanha mais de perto as subidas do que as descidas do petróleo.

Os últimos dados mensais divulgados pela Autoridade da Concorrência apontam para o aumento das margens brutas das gasolineiras, ou seja, do preço antes de impostos menos o custo da gasolina à saída das refinarias. Os custos de produção e de transporte são, muitas vezes, utilizados como justificação pelas gasolineiras. No entanto, acreditamos que esses custos, em comparação com outros países, não são significativos, já que 90% da gasolina é refinada em duas instalações no nosso país. Além disso, a dimensão dos descontos de algumas petrolíferas e a sua permanente comunicação indicam que é possível baixar os preços.

Antes de abastecer, analise os preços nos postos: as diferenças no bolso do consumidor chegam aos € 9,30 num depósito de 50 litros de gasolina. Mantenha-se actualizado no portal da Direcção Geral de Energia e Geologia, em Links úteis, abaixo.

Reforçarmos a nossa reivindicação desde o início da campanha dos combustíveis: é urgente criar uma entidade reguladora do sector, para garantir a concorrência e a eficaz formação dos preços."



Sem comentários:

Enviar um comentário