segunda-feira, 29 de junho de 2009

Combustíveis descem esta semana nas bombas

Do site do Jornal de Negócios, por Sara Antunes

"Os preços dos combustíveis têm vindo a aumentar progressivamente nas últimas semanas, reflectindo a evolução das cotações dos derivados do petróleo. Esta semana, o cenário é o oposto. Ou seja, quer a gasolina, quer o gasóleo registaram quebras nas bolsas nos últimos dias. E as descidas foram acentuadas. No caso da gasolina, supera mesmo os 8%.

Na semana passada, os preços dos combustíveis desceram nos mercados internacionais. Foi mesmo a segunda semana consecutiva de queda, o que já não acontecia desde Abril. As petrolíferas deverão agora fazer repercutir nos consumidores as descidas sentidas nas matérias-primas.

O preço médio semanal da tonelada de gasolina 95 octanas desceu, na semana passada, 8,8%, já descontando o efeito cambial, que beneficiou os europeus, visto o euro ter valorizado face ao dólar. E na semana anterior, o preço médio semanal da gasolina já tinha recuado mais de 2%.

No caso do gasóleo, a queda foi de 2,68% na semana passada, e pouco significativa na semana anterior. Ainda assim, prevê-se que, com esta evolução nos mercados internacionais, as petrolíferas desçam agora os preços dos combustíveis nas bombas."



NUNCA, em mais de 3 meses de existência, este blog teve o prazer de anunciar a descida dos preços dos combustíveis. Aguardamos com muita expectativa para ver se esta notícia se confirmará.

Vamos lá ver se o mercado nacional segue rigorosamente as oscilações dos mercados internacionais, ou se só as segue quando lhe dá jeito (sempre que o preço aumenta). De qualquer maneira, a sua confirmação ou não, será sempre aqui anunciada e exaltada. Aguardemos pelos próximos dias.

1 comentário: