quinta-feira, 11 de março de 2010

Combustíveis mais caros há cinco semanas

Do Site da Agência Financeira por Marta Dahnis

“Desde o início do ano que os preços dos combustíveis continuam acima dos níveis com que terminaram 2009 e até acima da média do ano passado. Além disso, apesar de uma ligeira descida entre as semanas de 18 de Janeiro e 1 de Fevereiro, a gasolina esteve sempre a subir desde o início do ano e completa agora cinco semanas seguidas de aumentos. Já o gasóleo, que sofreu ligeiras descidas entre 18 de Janeiro e 8 de Fevereiro, sobe há quatro semanas consecutivas. Também face à média de 2009, ambos os combustíveis têm estado sempre acima desses valores.

Só nos últimos dias, a Agência Financeira sabe que todas as gasolineiras aumentaram os seus preços. A começar pela Cepsa e Galp, onde a gasolina sem chumbo 95 é a mais barata, o aumento foi de 0,5 e 1 cêntimo, respectivamente, para 1,384 euros por litro. A primeira procedeu a um aumento na terça-feira e a petrolífera portuguesa na segunda-feira.

Ainda BP elevou a gasolina esta noite em 0,4 cêntimos para os 1,389 euros por litro. A Repsol, que subiu 1,3 cêntimos na terça-feira, tem o preço de referência mais caro de 1,3994 euros.

No gasóleo, as tendências são parecidas. A Galp, que aumentou 1 cêntimo na segunda-feira, tem o preço de referência mais baixo, de 1,134 euros por litro. Segue-se a Cepsa que subiu 1,1 cêntimos para os 1,135 euros na terça-feira. Na BP, o gasóleo subiu 0,4 cêntimos esta noite para os 1,139 euros e, na Repsol, custa 1,144 euros, depois de um aumento de 1 cêntimo na passada terça-feira.

No entanto, de acordo com dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os preços médios da gasolina, a 8 de Março, estão abaixo deste valores nos 1,348 euros. Já o preço médio do gasóleo fica nos 1,109 euros.

A incentivar estes aumentos estão as subidas da matéria-prima. O IPE Brent, petróleo negociado em Londres e de referência para as gasolineiras em Portugal, já subiu 14,6% desde a semana de 8 de Fevereiro, altura desde a qual os combustíveis estão ficar mais caros ininterruptamente.”

Sem comentários:

Enviar um comentário