quarta-feira, 17 de março de 2010

Preço da gasolina em Portugal aumenta para 1,40 euros

Do site do Diário Económico, por Rita Paz

Esta notícia é muito gira mas vem com uma semana de atraso. O preço da gasolina hoje já custa 1,424€ nos postos de abastecimento mais caros da Capital, como são disso exemplo as bombas da Galp do viaduto do Aeroporto, do Eixo Norte-Sul, do Aeroporto ou da Calçada de Carriche. (A "Fonte DGGE" é exactamente a mesma)



"Tal como o Económico avançou na sexta-feira, os preços dos combustíveis voltaram a subir esta semana. O litro de gasolina superou a barreira dos 1,40 euros pela primeira vez em 18 meses.

Segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina está a subir há seis semanas consecutivas e o do gasóleo está a aumentar há cinco. Desde que o petróleo atingiu níveis recorde, em Setembro de 2008, que não se pagava tanto para abastecer um automóvel.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que subiram 3,7% e 3,4% respectivamente, segundo dados da Bloomberg.

Nos postos a gasolina subiu esta semana entre dois cêntimos na Repsol e três cêntimos na BP. Já o gasóleo aumentou 0,8 cêntimos na Galp e 1,6 cêntimos na BP.

A influenciar a subida da matéria prima está o aumento do petróleo nos mercados internacionais, que superou já a barreira dos 80 dólares por barril, a subida dos produtos refinados e ainda a valorização do dólar face ao euro, segundo explicam fontes do sector.

Com base nos dados do 'site' da DGGE referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, entre as quatro petrolíferas de referência os preços da gasolina vão desde 1,409 euros na Galp e na Cepsa a 1,419 euros na BP, enquanto que para o gasóleo os preços rondam os 1,144 euros na Galp e os 1,155 euros na BP.

Há mais de um ano que não custava tanto abastecer um veículo nos postos da Galp, Cepsa, Repsol e BP.

  • Preços de referência em euros

Gasolina

Gasóleo

Galp

1,409

1,144

Cepsa

1,409

1,147

BP

1,419

1,155

Repsol

1,414

1,154

Fonte: DGGE"

Sem comentários:

Enviar um comentário