domingo, 28 de março de 2010

Galp paga 6,2 milhões a gestores

Do site do Diário de Noticias, por Victor Martins
(Com o nosso comentário transcrito abaixo.)

"CEO da petrolífera ganhou 1,5 milhões de euros, incluindo prémios. Num ano em que os lucros caíram 55%.

Entre ordenados, prémios e bónus, a Galp Energia pagou, no ano passado, aos seus sete administradores executivos qualquer coisa como 4,148 milhões de euros. A que se somou ainda o subsídio de renda de casa ou de deslocação, no valor de três mil euros mensais, para cada gestor cuja residência permanente não se situa na área da sede da petrolífera. Os 13 administradores não executivos, por seu lado, auferiram, no total, nada menos que 2,148 milhões de euros.

As verbas pagas aos 20 gestores - um total de 6,2 milhões de euros - representam 2,9% dos lucros da companhia, que em 2009 viu os resultados caírem para 213 milhões de euros, menos 55,4% que no ano anterior.

Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp, é, naturalmente, o mais bem pago: levou para casa 1,573 milhões de euros, dos quais 267 mil em PPR e quase 237 mil euros de prémios de desempenho... referentes a 2008. Murteira Nabo, o chairman da empresa, contentou-se com os 210 mil euros do ordenado-base; mas já Fernando Gomes, o antigo presidente da Câmara do Porto, recebeu uma remuneração de 515 mil euros, contando com PPR e remunerações variáveis. Tanto como o administrador financeiro, Claudio De Marco.

Entre os administradores não executivos sobressai o nome de José António Marques Gonçalves: o antigo CEO da petrolífera levou para casa uma remuneração total de 626 240 euros, incluindo 106 mil euros de PPR e 94 mil euros de bónus."



Continua a haver dúvidas, porque razão os combustíveis o que custam em Portugal, quando segundo os preços de referência dos mercados internacionais mostram claramente que deviam custar quase metade?!?

Não me digam que são os impostos! Olhem bem para estas folhas de ordenados! São uma autêntica vergonha! E depois estes senhores ainda se recusam a aumentar os salários dos seus trabalhadores! Claramente, estes são dos maiores responsáveis pela desigualdade que tem vindo cada vez mais a aumentar neste país. É uma Vergonha!


Acabem com o Gamanço!
www.gamanco.blogpost.com

Sem comentários:

Enviar um comentário