terça-feira, 9 de março de 2010

Zangam-se as Comadres... sobem se os preços!?!

Como já alertamos no post anterior os preços subiram hoje nos postos da Galp Energia atingindo o preço mais alto desde Julho de 2008.

A capa do Diário Económico de hoje anuncia-nos o “Divórcio entre Amorim e Isabel dos Santos”. A guerra está aberta pelo controlo da Galp Energia, e quem a pagará é, como já hoje estamos a ver, o consumidor português.

Serão transcritos abaixo os textos publicados hoje sobre este assunto no site do Diário Económico para uma melhor compressão deste assunto:


“Divórcio entre Amorim e Isabel dos Santos

Américo Amorim e a empresária angolana Isabel dos Santos decidiram terminar a sua parceria na Cimangola, a empresa de cimentos de Angola.

A saída é explicada pelo facto de Américo Amorim ter considerado que não se tratava de uma posição estratégica. E o negócio não teria importância se não existissem sinais de mal estar entre o grupo Amorim e os parceiros angolanos na Galp Energia. Há poucos dias, depois de Amorim adquirir uma participação indirecta de 4,5% da Caixa Galicia na Galp, Manuel Vicente, presidente da Sonangol, afirmou que quer entrar directamente na Galp Energia. Ora, Manuel Vicente e Isabel dos Santos são parceiros da Amorim Energia que, por sua vez, detém 33,34% da Galp. Além disso, Murteira Nabo, ‘chairman' da petrolífera portuguesa, defende a necessidade de um aumento de capital na empresa, o que é aplaudido pelos angolanos, enquanto o presidente executivo, Ferreira de Oliveira, próximo de Amorim, diz que não há necessidade de nenhum aumento de capital. Com o fim do acordo parassocial na Galp marcado para o fim deste ano, as movimentações pelo controlo da companhia multiplicam-se e também os jogos de poder na petrolífera. Enfim, se não há divórcio, pelo menos, parece e até há quem diga que Américo Amorim já tem outra ‘noiva' que dá pelo nome de Petrobras, resta saber se os angolanos estão pelos ajustes”


“O que pode estar em jogo na Galp

As relações entre Isabel dos Santos e Américo Amorim vão ser testadas na Galp.

O divórcio entre Isabel dos Santos e Américo Amorim na área dos cimentos ganha mais relevância numa fase em que as movimentações em torno da Galp Energia, onde ambos são accionistas. De resto, se dúvidas houvesse acerca desses movimentos à volta da petrolífera e do respectivo acordo parasocial que termina este ano, as recentes declarações de Manuel Vicente, presidente da Sonangol, anunciando a sua vontade de transferir uma posição indirecta no capital da Galp para uma posição directa, clarificaram a situação.”

Sem comentários:

Enviar um comentário