terça-feira, 9 de março de 2010

Social Mobility – Um retrato fiel do que se passa nas administrações das grandes empresas portuguesas.

Social Mobility (Staircase) (2005)
Aluminium, wood, iron, and concrete
700 x 200 x 430 cm
Unique




Sem querer tomar partidos na muito antiga e filosófica questão de quem imita quem - “Será a Arte que copia a Realidade ou a Realidade que copia a Arte?” – Deixamos aqui esta imagem duma instalação da dupla de artistas escandinavos Elmgreen & Dragset intitulada “Social Mobility”.

Esta instalação é um retrato fiel e cristalino daquilo que se passa hoje na administração das grandes empresas em Portugal.

Entre os escombros dos primeiros degraus encontramos toda a massa trabalhadora que todos os dias veste a camisola da empresa e que a leva as costas. Trabalhadores honestos e dignos, muitos deles com muitos anos de vida gastos formação e educação, e com muitos anos de experiencia adquirida nas respectivas empresas, mas que ainda assim ganham em média 32 vezes menos que os seus administradores. A diferença é abismal.
E por mais que se esforcem, por mais objectivos que cumpram, por mais méritos e qualidades que tenham, ficarão sempre estancados num determinado patamar da sua carreira a meio desta escada.

Aos degraus de cima, os que dão acesso directo as administrações só chegam aqueles que têm como rampa de lançamento, e único critério de escolha, um cartão de um determinado partido com assento no governo (que volta e meia tem mais um ou menos um “D” no final) ou nome sonante no apelido. Nada mais. Tenham 35 anos ou 53. Não interessa se nunca na vida ouviram falar do ramo de actividade que vão “administrar”. Interessa que vão ganhar 32x aquilo que um trabalhador normal ganha, e trabalhar 500x menos. Com sorte ainda apanham um Presidente caído de pára-quedas partidário, como António Mexia na EDP, que aumentou em 2007 todos os salários dos administradores em 118% e aos trabalhadores apenas 1,2%, partindo mais uns quantos degraus da escada com este acto benemérito.

Esta é a triste e imoral realidade da igualdade e da mobilidade social em Portugal. Somos infelizmente um país cada vez mais injusto e que cada vez menos recompensa o mérito, a capacidade e a experiencias dos seus trabalhadores.

É incrível a maneira como esta instalação põe a nu e sem precisar de mais palavras a nossa triste realidade social.



Sobre esta dupla de artistas fica também a entrevista dada por Ingar Dragset sobre a sua participação na Bienal de Veneza de 2009 patente no belíssimo pavilhão dos Países Nórdicos, do Arquitecto Sverre Fehn falecido no ano passado.



Sem comentários:

Enviar um comentário