segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bombas desesperam com fugas sem pagar

Do Site do JN, por Reis Pinto

Já dizia do Ditado: Ladrão que rouba a Ladrão, tem 100 anos de perdão.




"São cada vez mais os postos de combustível a funcionar em pré-pagamento, por causa de condutores que abastecem sem pagar. Apesar de ser uma prática criminosa, as queixas esbarram no facto de muitos dos carros terem matrículas falsas ou serem roubados.

Ninguém saberá ao certo quantos milhares de litros de combustível ficaram por pagar nos cerca de 2900 postos espalhados pelo país. Certo é que a dimensão do fenómeno levou algumas das principais companhias petrolíferas a optar pelo pré-pagamento, em moldes que variam de companhia para companhia.

"Não há uma uniformização. O fenómeno é preocupante e cada companhia age como julga mais conveniente. O pré-pagamento é decidido pelas empresas ou pelos revendedores e também depende da forma com o posto está construído, pois há alguns em que nem é necessário implementar o sistema, pois terminam "em funil" e com barreira junto à cabina de pagamento", referiu João Reis, da Associação da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas.

Virgílio Constantino, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustível (ANAREC), sublinhou que a associação tem um pedido de reunião urgente com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, "para discutir assuntos de segurança dos postos".

"É que para estes furtos não há seguro que nos valha e os prejuízos são grandes. De qualquer forma, ainda não ponderamos as medidas a tomar", afirma o presidente da ANAREC. O problema tem vindo a agravar-se, com grandes prejuízos para os revendedores. "A margem de lucro é tão reduzida que se alguém fugir sem pagar 10 euros, tenho de vender 500 litros de combustível para compensar o prejuízo. O recurso à justiça não compensa. Além de ser demorado e caro, boa parte dos carros que fogem têm matrículas falsas - que são extremamente fáceis de mandar fazer - ou são roubados", afirma, ao JN, um comerciante.

Medida preventiva

A BP foi a única companhia que respondeu em tempo útil às questões colocadas pelo JN e referiu que o pré-pagamento é uma resposta às fugas sem pagamento, "que se acentuaram com o agravamento da crise económica e com aumento dos preços de combustíveis. Por outro lado, é uma medida preventiva, tendo em conta a morosidade dos processos judiciais relacionados com a recuperação de valores".

Sem adiantar valor, a BP assumiu que os prejuízos "têm um peso muito significativo na conta de exploração dos concessionários e revendedores".

1 comentário:

  1. funcionária da galp em évora8 de maio de 2010 às 22:42

    pois é as fugas na galp são muitas, mas a falta de pessoal é também muita para se puder evitar estas fugas. como sou uma funcionária da galp, trabalho nesta empresa á oito anos, ainda hoje tive uma fuga de 56 euros mas como o cliente tinha a porta aberta a galp não considera fuga, agora arranjaram este novo método para não pagarem as fugas. estava eu sozinha com um lavador com o microfone avariado e a pedir ao meu colega lavador para tirar cafés e também ir dar gás, e eu tenho de dar atenção aos clientes que estão á minha frente aos que estão na rodovia e aos que estão na cafetaria ´penso que isto tudo é muita coisa para uma só cabeça, é triste nós estarmos a trabalhar honestamente e fazermos o melhor que podemos pela empresa e depois levamos esta paga de gratidão da empresa.sempre fiz tudo o que podia por esta empresa mas á uns anos para cá começo a perder o entusiasmo e a dedicação que sentia, de vez em quando aparece um canalha qualquer pra por gasolina com a porta aberta sem eu reparar e foge lá está a maluca da funcionaria a pagar o abastecimento do individuo.tenho familia para dar de comer em casa, e tiro da boca das minhas filhas para puder pagar os tais 56 euros
    desta vez não pago e vou até ás ultimas consequencias e saber se sou obrigada, e onde esta lei está escrita.
    com o micro avariado, clientes dentro da loja,um colega lavador a dar gás e a tirar cafés sem puder ajudar á caixa porque não sabe ler nem escrever e eu a ver o individuo a abastecer mas com tanta coisa ao mesmo tempo nem reparei que estava com a porta aberta, é triste trabalharmos um dia inteiro com tanto sacrificio e depois ter de pagar estas fugas onde nem sequer os gajos entram na loja

    ResponderEliminar