sexta-feira, 16 de abril de 2010

Governo quer explicações sobre preços de combustíveis

Do Site do RTP, por Cristina Sambado





"O ministro da Economia, Vieira da Silva, admitiu que os preços dos combustíveis são muito caros em Portugal, mas prometeu apurar as razões. Em resposta, Virgílio Constantino, da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), afirma que a culpa é da “elevada carga fiscal”.


"O nível do preço é muito elevado e nalguns casos é difícil de compreender porque é que é tão elevado", afirmou Vieira da Silva na SIC Notícias onde deixou o compromisso de "procurar explicações junto da Autoridade da Concorrência e das empresas do sector".


Entretanto, o presidente da Autoridade da Concorrência, garantiu não ter recebido nenhum pedido do Governo para investigar os preços dos combustíveis.


"Ainda não recebemos nenhum pedido", afirmou Manuel Sebastião à Lusa.


ANAREC culpa "carga fiscal"


O presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis recebeu com "surpresa" as declarações do governante e afirmou à Lusa que a culpa do elevado preço dos combustíveis em Portugal é "da excessiva carga fiscal que recai sobre os mesmos".


"Surpreende-nos um pouco esta posição do senhor ministro, quando uma parte significativa do custo final dos combustíveis está na excessiva carga fiscal que recai sobre os mesmos", afirmou Virgílio Constantino que recordou que a ANAREC "tem repetido a mesma posição desde 2007".


Segundo o responsável da ANAREC, "estamos a falar de combustíveis cuja carga fiscal é de 64 por cento relativamente à gasolina e 53 ou 54 por cento quando se trata de gasóleo".


Virgílio Constantino admitiu também estranhar que algumas empresas de venda de combustíveis baixem os preços aos fins-de-semana e não o façam nos restantes dias.


"A política empresarial das companhias é a política comercial que nós gostávamos de perceber um pouco melhor. Apesar de não interferirmos na política comercial, ficamos a pensar que se é possível baixar os preços aos fins-de-semana, porque não será possível fazê-lo nos outros dias", questionou.


Nas últimas dez semanas consecutivas, o preço da gasolina subiu 10 cêntimos (em relação ao preço que tinha no inicio de 2010) e o gasóleo tem sofrido aumentos nas últimas nove semanas."

Sem comentários:

Enviar um comentário