quinta-feira, 15 de abril de 2010

Portugal regista os índices de preços de combustíveis mais elevados da Europa

Recebido na nossa caixa de correio enviado pelo nosso leitor Ricardo Perna ao qual agradecemos encarecidamente mais esta preciosa informação ilustrada sobre o descalabro que reina no mercado dos combustíveis petrolíferos em Portugal

"O preço da utilização do automóvel foi, entre 1998 e 2008, substancialmente impulsionado pelo aumento do preço dos combustíveis. Portugal, levado por uma conjuntura económica pouco favorável, regista os índices de preços de utilização do automóvel (+6%) e dos combustíveis (+6,4%) mais elevados dos países analisados no âmbito do Observador Cetelem.



Os preços da utilização do automóvel foram substancialmente impulsionados pelo aumento dos preços dos combustíveis. Fortemente ligados à evolução dos preços do petróleo, os preços dos combustíveis integram também uma parte significativa de impostos, com níveis e evoluções específicas em cada país. Deste modo, em média no primeiro semestre de 2009, o preço do litro de gasóleo era constituído por mais de 50% de impostos em todos os países. Um imposto que varia entre 50,6% em Espanha e 65,4% no Reino Unido. A longo prazo, observam-se evoluções dos preços de combustíveis diferenciados de país para país.


O crescimento dos preços de utilização do automóvel foi intenso no Reino Unido: praticamente três vezes superior à média europeia. Com efeito, além do aumento dos preços dos combustíveis, os preços de manutenção e de reparação aumentaram significativamente no Reino Unido (+5,9%).


Este aumento foi impulsionado por uma inflação particularmente alta nos preços da mão-de-obra para a manutenção e reparação dos veículos. Portugal regista os índices de preços de utilização do automóvel (+6%) e dos combustíveis (+6,4%) mais elevados dos países em análise."

2 comentários:

  1. POR MIM PARAVA HOJE MESMO!!!!
    SE NOS UNISSEMOS E PARASSEMOS PORTUGAL QUERIA VER SE ESSES TACHISTAS NAO BAIXAVAM OS PREÇOS!!

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante ver o preço evolutivo dos combustiveis nos ultimos 50 anos...

    ResponderEliminar