terça-feira, 20 de abril de 2010

Resposta a um comentário de um anónimo ao post anterior que punha em causa a “credibilidade e honestidade” deste blog, comparando-as com a do Diário Económico.

"Caro anónimo

O que diz face à qualidade e independência da informação prestada pelo Diário Económico, estamos de acordo, já o comentamos diversas vezes neste blog. Pode lê-los aqui, aqui ou aqui.
Transcrevemos as notícias do diário económico porque elas tocam no assunto fulcral deste blog, não por que acreditemos nelas, nem sequer porque correspondem à verdade, muitas vezes não o fazem e são até claramente plantadas ou encomendadas pelas petrolíferas. Mas publicamo-las porque más ou boas, não deixam de ser informação que deve ser tida em conta. Com os devidos filtros, não fazem mal a ninguém.


Quanto à “credibilidade e honestidade” deste blog, aí coisa fia mais fino. As acusações que faz são graves e injustificadas. Primeiro porque não conheço nem nunca vi um “código deontológico” para pessoas que escrevem em blogs que se pudesse seguir, muito provavelmente porque simplesmente não existe. Um blog é um espaço de pura liberdade, onde cada um escreve o que bem entende, verdade ou ficção, e só lê quem quer.

Apesar disso vivemos num estado de direito onde informar é um serviço público. Como tal a informação prestada deve informar, esclarecer e alertar o cidadão comum, defendendo-os de campanhas mentirosas, e condenando aberta e veementemente quem as transmite. É isso exactamente que fazemos aqui.

Ao contrário do que fazem a maior parte dos órgãos de comunicação social em Portugal, que se dizem-se imparciais e isentos, mas são os primeiros a tomar partidos, muitas vezes com os mais ignóbeis interesses pode detrás. A grande diferença aqui é essa, nós queremos informar com verdade os nossos leitores e ao contrário de todos os outros que se dizem isentos mas não o são, aqui assumimos posições claras sobre de que lado da barricada é que nos encontramos.

Ninguém pode entrar neste blog e dizer que não sabia ao que vinha: “Acabem com o Gamanço!” escrito com o logotipo dos ladrões da Galp rodado diz tudo sobre qual o cariz deste blog.

Se dúvidas sobrassem as primeiras linhas que aqui podem ser lidas clarificam ainda mais:
“Neste Blog, visamos expor em detalhe todo o esquema sofisticado de assaltos que nos últimos anos tem vindo a assolar o sector da energia em Portugal, e mais especificamente o GAMANÇO nos combustíveis petrolíferos. Queremos que se torne público o descontentamento, e que se alertem consciências para este roubo, para que se tomem finalmente medidas para acabar de vez com este escândalo!”


Aqui publicamos tudo aquilo que consideramos relevante, e ao contrário do que afirma também já publicamos sobre descidas dos preços dos combustíveis em Portugal por diversas vezes, sempre que consideramos que isso era importante para esta causa e para informar melhor quem nos segue. Pode confirma-lo aqui, aqui ou aqui.


Por último e para concluir com o caso concreto que refere: Nos últimos 2 meses os combustíveis subiram injustificadamente e sem parar, mais 10 cêntimos por litro! A galp ontem baixou o preço por litro da gasolina (não baixou o gasóleo) em 8 DÉCIMAS DE CÊNTIMO! Isso é uma boa notícia? A descida é sequer relevante? Tenha dó…


Acabem com o Gamanço!
www.gamanco.blogspot.com"

Sem comentários:

Enviar um comentário