sexta-feira, 16 de abril de 2010

Oposição questiona Sócrates sobre preços dos combustíveis



Do Site do Diário Económico, Por Rita Paz

"CDS e PCP levaram ao debate o tema do aumento dos combustíveis. Sócrates ironizou afirmando que os partidos estão "muito atentos" ao que "dá votos".


Paulo Portas perguntou ao primeiro-ministro quando é que executa as medidas propostas para protecção ao consumidor e "quando pensa instalar um sistema de alerta precoce no Ministério da Economia" para acompanhar a evolução dos preços.
"E já agora quando foi a última vez que pôs gasolina no seu carro para se dar conta do que estava a acontecer?", questionou.


Na resposta, Sócrates afirmou que os preços dos combustíveis são uma "matéria que tem a ver com o mercado e a livre concorrência" e acusou o CDS-PP de "aproveitar o tema de forma oportunista para ganhar mais uns punhados de votos".


"O Governo sempre expressou confiança na Autoridade da Concorrência", disse Sócrates, sublinhando que o ministro da Economia "já teve oportunidade de expressar a preocupação do Governo com o tema".


"O Governo está atento à evolução dos preços no sector mas confia que a Autoridade da Concorrência, entidade independente, deve actuar para assegurar que as condições de concorrência são cumpridas", reforçou.


Durante a sua intervenção, o líder do PCP recuperou o tema dos combustíveis exigindo de igual forma uma explicação do Governo para a subida dos preços.


"Alguém tem de explicar" a subida dos preços, sendo que "o problema central é óbvio, é a gula das petrolíferas", atirou Jerónimo de Sousa, lembrando que motivo para a liberalização do mercado foi a descida dos preços"."

Sem comentários:

Enviar um comentário