terça-feira, 20 de abril de 2010

Greve na Galp pode alastrar aos postos de combustível

Do Site do Diário Económico, por Ana Maria Gonçalves

"Aos 4.000 trabalhadores das refinarias, cuja paralisação termina amanhã, podem agora juntar-se funcionários de 833 postos de abastecimento.

Ao contrário dos automobilistas - que ainda não sentem o impacto da greve que paralisa as refinarias de Sines e do Porto desde ontem, dia 19 -, a Galp começa a sentir os primeiros efeitos negativos. As contas da petrolífera sairão inevitavelmente afectadas pela paragem da produção e pela necessidade de alterar toda a logística de transporte, muita dela antecipada nos últimos dias para evitar a ruptura de ‘stocks'.

Um problema que se poderá agravar em breve, caso os trabalhadores da Galpgest - empresa que gere a rede de estações de venda de combustíveis -, adoptem medidas de protesto idênticas às dos mais de 4.000 efectivos que estão abrangidos pelo actual acordo colectivo de trabalho da Galp e que estão na base da greve que só termina amanhã, dia 21.

Quem deixa o alerta é o representante da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (Fequimetal). Em declarações ao Diário Económico, Armando Faria confirma a realização, ao longo do dia de ontem, de vários plenários em postos de abastecimento. Os 1.167 quadros afectos aos 833 postos de abastecimento nacionais, que mantém uma negociação própria, também não viram as suas exigências satisfeitas pela gestão da Galp até ao momento.

Com uma quota de mercado na área da distribuição superior a 35%, que lhe garante a liderança do mercado, a Galp é, através das refinarias de Sines e do Porto, a principal abastecedora das suas concorrentes mais directas, como a BP e a Repsol ambas, respectivamente, com uma quota de 20%."

2 comentários:

  1. Bem, o Diário Económico há duas semanas dizia que a greve ia secar não só os postos da Galp como os da BP e os da Repsol. Até agora não reparei em nada. Mostra bem a credibilidade da cobertura noticiosa deste jornal. E por falar em credibilidade e em honestidade, este Blog também é do melhor. Onde está a notícia a dizer que ontem os preços desceram na Galp? Pois é...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    O que diz face à qualidade e independência da informação prestada pelo Diário Económico, estamos de acordo, já o comentamos diversas vezes neste blog. Pode lê-los aqui: http://gamanco.blogspot.com/2010/04/combustiveis-ja-aumentaram-mais-de-10.html
    http://gamanco.blogspot.com/2010/02/credit-suisse-galp-e-unica-no-sector.html
    ou http://gamanco.blogspot.com/2010/01/ps-ao-post-anterior.html

    Transcrevemos as notícias do diário económico porque elas tocam no assunto fulcral deste blog, não por que acreditemos nelas, nem sequer porque correspondem à verdade, muitas vezes não o fazem e são até claramente plantadas ou encomendadas pelas petrolíferas. Mas publicamo-las porque más ou boas, não deixam de ser informação que deve ser tida em conta. Com os devidos filtros, não fazem mal a ninguém.

    Quanto à “credibilidade e honestidade” deste blog, aí coisa fia mais fino. As acusações que faz são graves e injustificadas. Primeiro porque não conheço nem nunca vi um “código deontológico” para pessoas que escrevem em blogs que se pudesse seguir, muito provavelmente porque simplesmente não existe. Um blog é um espaço de pura liberdade, onde cada um escreve o que bem entende, verdade ou ficção, e só lê quem quer.

    Apesar disso vivemos num estado de direito onde informar é um serviço público. Como tal a informação prestada deve informar, esclarecer e alertar o cidadão comum, defendendo-os de campanhas mentirosas, e condenando aberta e veementemente quem as transmite. É isso que exactamente fazemos aqui.
    Ao contrário do que fazem a maior parte dos órgãos de comunicação social em Portugal, que se dizem-se imparciais e isentos, mas são os primeiros a tomar partidos, muitas vezes com os mais ignóbeis interesses pode detrás. A grande diferença aqui é essa, nós queremos informar com verdade os nossos leitores e ao contrário de todos os outros que se dizem isentos mas não o são, aqui assumimos posições claras sobre de que lado da barricada é que nos encontramos.

    Ninguém pode entrar neste blog e dizer que não sabia ao que vinha: “Acabem com o Gamanço!” escrito com o logotipo dos ladrões da Galp rodado diz tudo sobre qual o cariz deste blog.

    Se dúvidas sobrassem as primeiras linhas que aqui podem ser lidas clarificam ainda mais: “Neste Blog, visamos expor em detalhe todo o esquema sofisticado de assaltos que nos últimos anos tem vindo a assolar o sector da energia em Portugal, e mais especificamente o GAMANÇO nos combustíveis petrolíferos. Queremos que se torne público o descontentamento, e que se alertem consciências para este roubo, para que se tomem finalmente medidas para acabar de vez com este escândalo!”

    Aqui publicamos tudo aquilo que consideramos relevante, e ao contrário do que afirma também já publicamos sobre descidas dos preços dos combustíveis em Portugal por diversas vezes, sempre que consideramos que isso era importante para esta causa e para informar melhor quem nos segue. Pode confirma-lo aqui:
    http://gamanco.blogspot.com/2010/01/o-preco-do-petroleo-cai-nos-mercados.html
    http://gamanco.blogspot.com/2009/09/galp-voltou-hoje-meia-noite-baixar-pela.html
    ou http://gamanco.blogspot.com/2009/06/parece-mentira-mas-nao-e-galp-baixou.html

    Por último e para concluir com o caso concreto que refere: Nos últimos 2 meses os combustíveis subiram injustificadamente e sem parar, mais 10 cêntimos por litro! A galp ontem baixou o preço por litro da gasolina (não baixou o gasóleo) em 8 DÉCIMAS DE CÊNTIMO! Isso é uma boa notícia? A descida é sequer relevante? Tenha dó…


    Acabem com o Gamanço!
    www.gamanco.blogspot.com

    P.s.- Porque pode existir mais alguém equivocado como o Sr. claramente está, tomámos a liberdade de publicar esta resposta como um post independente, para esclarecer todos aqueles que partilham da sua opinião errónea.

    ResponderEliminar