sábado, 24 de abril de 2010

Vídeo: Combustíveis espanhóis atraem portugueses



Do Site do Expresso, por Mário Lino




"Fazer 150 quilómetros para encontrar gasolina ou gasóleo mais barato, no país vizinho, pode parecer loucura, mas há quem aproveite o passeio e acabe por gastar em tapas o que poupa em combustível, em Ayamonte, junto ao Algarve.
A ideia não é nova, mas com a subida do preço dos combustíveis em Portugal, há cada vez mais algarvios a migrarem para Espanha em busca de combustíveis mais baratos.


"Venho todas as semanas, de Quarteira, faço aproximadamente 150 quilómetros. Aproveito o passeio, faço umas compras e abasteço o carro", diz Hélder Guerreiro. "Se os espanhóis conseguem ganhar dinheiro com o combustível que os portugueses trazem para cá, porque é que em Portugal não se pode fazer o mesmo?", questiona, referindo-se aos preços dos postos em Espanha da petrolífera Galp.


"Eu acho que é por causa do IVA", diz Graça Santos. "É que eles cá têm o IVA a 15 por cento enquanto nós lá o temos a 20", refere.


Certo é que nesta altura no gasóleo, com uma diferença de apenas três quilómetros - a que é transposta pela ponte internacional do Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, se poupa cerca de 15 cêntimos por cada litro de gasóleo e o dobro no que toca à gasolina."

Sem comentários:

Enviar um comentário