quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sindicato ameaça paralisar refinarias da Galp Enegia

Do site do Jornal de Negócios

"O Sinorquifa-Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Norte ameaça paralisar as duas refinarias da Galp Energia, que refinam 300.000 barris por dia, três dias em Abril devido a uma greve, noticia a Reuters.

Esta greve, entre 19 e 21 de Abril, foi convocada pelos sindicatos, que exigem aumentos salariais de 2,8 pct em 2010, muito acima da última oferta de 1,3% por parte do 'management' da Galp.

"A Galp queria que fossem mantidos níveis de produção em mínimos técnicos, mas nós consideramos isso inaceitável e vamos avançar mesmo com uma paralisação total", disse à Reuters o coordenador do sindicato, Ribeiro dos Santos.

"Até ao início da greve, mantemos total disponibilidade para negociar com a empresa", disse, mas alertou: "a Galp é que disse, na última reunião que tivemos, que (a oferta de aumentos salariais de 1,3 pct) era a sua posição final".

A refinaria de Sines refina 220.000 barris por dia e a do Porto refina cerca de 100.000 barris, ou 90 pct da refinação em Portugal.

Esta greve foi inicialmente anunciada a 24 de Março, envolvendo não só os trabalhadores das refinarias mas também outros.

Ribeiro dos Santos disse que "vão apenas ser mantidos os serviços mínimos previstos na lei, como é o caso do fornecimento a hospitais e das forças militarizadas"."

Sem comentários:

Enviar um comentário