quarta-feira, 14 de abril de 2010

PCP responsabiliza Governo por aumento de preços dos combustíveis



Do Site da SIC

"O Partido Comunista Português (PCP) acusou hoje o Governo socialista de ser responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis e exigiu medidas de emergência como um sistema de preços regulado nos combustíveis, eletricidade e gás natural.

No entender do PCP, os recentes aumentos dos preços dos combustíveis e o anúncio de que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende aumentar o preço do gás natural apontam "uma vez mais para um quadro escandalosamente alto dos preços da energia em Portugal".

Situação que, segundo os comunistas, se reflete "de forma muito negativa na actividade produtiva, no emprego e no poder de compra da população".

"O PCP responsabiliza o Governo PS, no seguimento da política praticada pelos Governos PSD/CDS-PP, por esta situação e chama a atenção para a mistificação que constitui a actividade das chamadas entidades reguladoras, designadamente a Autoridade da Concorrência (AdC)", anunciou Vasco Cardoso, da Comissão Politica do PCP, em conferência de imprensa.

Na opinião dos comunistas, "a vida confirmou como era falso o argumento de que a liberalização do setor traria a baixa dos preços" e Vasco Cardoso apontou que se continua a assistir a uma "cartelização monopolista dos preços, já que os preços praticados são idênticos e as empresas acompanham-se umas às outras".

"Estamos perante um escândalo que não pode ficar impune" porque "prossegue a destruição do setor produtivo e o agravamento das condições de vida de milhões de portugueses", justificou Vasco Cardoso.

PCP exige medidas de emergência.

Face a estas criticas, o PCP exigiu da parte do Governo medidas de emergência que reduzam os preços da energia, estimulem a produção nacional e aumentem o poder de compra dos cidadãos.

"Entendemos que os preços dos combustíveis não podem ser um fator de atraso do nosso crescimento económico e de agravamento das injustiças sociais e é nesse sentido que vamos apresentar um projeto de resolução que proponha que os preços dos combustíveis em Portugal, antes de impostos, não seja superior a 60 por cento da média praticada na União Europeia num período correspondente à vigência do PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento)", anunciou Vasco Cardoso.

A par dessa medida, o PCP quer ainda que o Governo intervenha e ponha fim à "cartelização de preços".

"É um escândalo o acerto, a concertação de preços entre as principais empresas petrolíferas que combinam ao dia e à hora o aumento do preços dos combustíveis", acusou, acrescentando que isso confirma a "falácia que foi a liberalização do preços dos combustíveis".

Em relação às possíveis privatizações das participações do Estado nas empresas energéticas, como é o caso da Galp, EDP e da REN, Vasco Cardoso apontou que o PCP entende que essas privatizações devem ser não só interrompidas como o Estado deve reforçar o seu papel neste setor."

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    Esta luta é para ser ganha: Privatizar é amordaçar o cidadão!

    Resumindo: Só através da concorrência de empresas públicas... é que se poderá combater eficazmente a cartelização [leia-se roubalheira] privada!

    ResponderEliminar